Notícias

 

Trabalhos de GGOVs são apresentados em Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados

01 de Julho de 2020



Os Gestores Governamentais Phillip César, Maria Fernanda Ribeiro e Elisabeth Pontes obtiveram a aprovação de quatro trabalhos, por parte da Secretaria Executiva de Gestão por Resultados, apresentados no I Congresso Nacional de Gestão Pública para Resultados (I CONGPR), sendo o projeto do Phillip selecionado para ser exposto oralmente, entre centenas de trabalhos submetidos a análise. O evento aconteceu em Março desse ano, na cidade de Fortaleza (CE).

Durante o I CONGPR, o Gestor Governamental  Phillip César apresentou dois dos quatro trabalhos. Oralmente, ele discorreu sobre a produção científica intitulada GESTÃO POR RESULTADOS NA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES DE PERNAMBUCO, com a participação dos GGOVs Pâmela Alves, Pablo Brandão, Ryan Amorim, Lívia Cabral, Elisabeth Pontes, Patrícia Pontual, Adriana Silva e Fellipe Lima e a presença da Secretária Executiva de Coordenação Geral da SEPLAG, Roberta Monteiro, além do Secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebello, um dos palestrantes. O relato de experiência retratou a instrução de disciplinas que tratam de Gestão por Resultados, nos cursos de formação e aperfeiçoamento das Polícias Civil e Militar de Pernambuco. Nas disciplinas do curso, foram abordados assuntos relacionados à Gestão por Resultados, Pacto pela Vida, Indicadores, Metas, Monitoramento e Plano de Ação. Além da instrução, os Gestores Governamentais foram os responsáveis por elaborar apostilas e realizar a avaliação. Até o presente momento, as disciplinas já foram ministradas em seis cursos, perfazendo um total de 2.380 policiais capacitados. A referida experiência encontra-se postada no site do Sindgestor (https://www.sindgestorpe.org/noticias-detalhe/159/pioneirismo-aulas-de-gestao-por-resultados-e-avaliacao-de-politicas#.XvDlt2hKiUk).

O segundo trabalho aprovado do Phillip versou sobre O PAPEL DOS MUNICÍPIOS NO PLANO ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DE PERNAMBUCO: PACTO PELA VIDA, mostrando a realização de visitas técnicas por parte do Núcleo de Gestão por Resultados da Secretaria de Defesa Social (NGR-SDS), aos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife com o objetivo de apresentar o Modelo de Gestão do Pacto pela Vida e desenvolver parcerias integradas do governo do Estado com os municípios. Como resultado, além da realização das visitas e troca de experiências junto aos municípios, foram mapeadas mais de 300 boas práticas realizadas. As visitas contaram com a participação de representantes de 57 órgãos da administração pública municipal, totalizando 122 pessoas envolvidas. A experiência também pode ser conferida em matéria publicada no site do SindGestor (https://www.sindgestorpe.org/noticias-detalhe/153/gestao-por-resultados-gestores-governamentais-atuam-integrando-cidades-na-consolidacao#.XvDlGK9v8zQ).

Phillip César entende que a participação dos gestores no evento foi de grande valia para a equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG). “Pudemos conhecer experiências em Gestão Pública por Resultados desenvolvidas por todo o Brasil. Foi muito importante termos submetido nossos trabalhos à apresentação, pois isso nos deu oportunidade de colocar, no papel, atividades que desenvolvemos na prática e, com isso, registrar e divulgar nossas ações. Foi muito gratificante sentir a felicidade de ter o trabalho reconhecido entre centenas de submetidos para ser um dos 20 com o privilégio de apresenta-lo oralmente e, assim, difundir nossas experiências para um público composto por pessoas de todo país”, registra.

A Gestora Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão e Gerente Geral de Gestão por Resultados na Saúde, Maria Fernanda Ribeiro apresentou o tema: A POLÍTICA DE MONITORAMENTO E GESTÃO POR RESULTADOS DO PACTO PELA SAÚDE (PPS) EM PERNAMBUCO, com foco no modelo de monitoramento do Pacto pela Saúde (PPS), destacando a sua importância enquanto política pública de Gestão por Resultados, o processo de implantação no ano de 2011 e seu papel no modelo de gestão do Estado de Pernambuco. Ela explica que, para isso, foram elencados os indicadores acompanhados e a sistemática de trabalho e, por fim, destacados os resultados alcançados. “Nesse congresso, tivemos a oportunidade de divulgar um trabalho estruturado e de sucesso, que foi inovador em sua concepção, uma vez que a gestão por resultados era muito pouco difundida no meio público. Além disso, pudemos destacar e fortalecer, no contexto nacional do evento, o modelo de gestão adotado em Pernambuco”, avalia.

Para Elisabeth Pontes, Gerente Geral do NGR Mobilidade e Gestora Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão, a participação no evento foi bastante enriquecedora. “Pudemos conhecer experiências de todo país, além de documentar e analisar nossas próprias experiências. O evento como um todo nos faz refletir quanto à importância da nossa carreira para o desenvolvimento de uma gestão pública voltada para resultados, com foco sempre no cidadão e no cuidado com a coisa pública”, comenta. Beth apresentou o trabalho intitulado IMPLANTAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE GOVERNANÇA NA BILHETAGEM DO TRANSPORTE PÚBLICO EM PERNAMBUCO, com participação de Fellipe Lima, Gestor governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão e Raul Goiana Novaes Menezes, diretor de Tecnologia da Informação (Consórcio Grande Recife). Beth explica que o Grupo de Trabalho de Governança da Bilhetagem foi criado por força de Decreto Estadual, a fim de servir de instância de estudos e para apresentar um Plano de Ação acerca dos processos que envolvem o controle e a fiscalização dos múltiplos aspectos que compõem a gestão do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do Sistema de Transporte Público.

A Secretária Executiva de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco, Pâmela Alves na verdade foi quem instigou e estimulou as equipes da secretaria a apresentarem seus trabalhos no CONGPR e partiu dela a iniciativa da inscrição, submetendo os trabalhos de membros de sua equipe. “A ideia é de, cada vez mais, compartilharmos o reconhecidamente exitoso modelo de gestão pública de Pernambuco - cuja atuação da carreira de Gestores Governamentais é um dos pilares essenciais – e as experiências de sucesso vinculadas a ele. Para isso, a participação em eventos como congressos, seminários e simpósios relacionados à área de gestão pública é fundamental. Além disso, esses ambientes oportunizam também novos aprendizados e ampliação de networking, que podem se transformar em inovação e efetivação de parcerias  em benefício do Estado”, avalia.

Trabalhos apresentados:

EIXO 1: GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS PARA RESULTADOS
TÍTULO: GESTÃO POR RESULTADOS NA FORMAÇÃO E
CAPACITAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES DE
PERNAMBUCO
AUTORES: PHILLIP CÉSAR, RICARDO ALBUQUERQUE, VANDRÉ CECHINEL, DEIVISON SILVA, RODRIGO MOREIRA


EIXO 2: GOVERNANÇA ORIENTADA PARA RESULTADOS
TÍTULO: IMPLANTAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE GOVERNANÇA
NA BILHETAGEM DO TRANSPORTE PÚBLICO EM
PERNAMBUCO
AUTORES: ELISABETH PONTES, FELLIPE LIMA, RAUL MENEZES


TÍTULO: O PAPEL DOS MUNICÍPIOS NO PLANO ESTADUAL DE
SEGURANÇA PÚBLICA DE PERNAMBUCO: PACTO
PELA VIDA
AUTORES: LÍVIA CABRAL, PHILLIP CÉSAR, RICARDO ALBUQUERQUE, VANDRÉ CECHINEL, DEIVISON SILVA, RODRIGO MOREIRA


EIXO 3: MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
TÍTULO: A POLÍTICA DE MONITORAMENTO E GESTÃO POR RESULTADOS
DO PACTO PELA SAÚDE EM PERNAMBUCO
AUTORES: FERNANDA RIBEIRO, FLÁVIA ANTUNES

 

 

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/