Notícias
Fique por dentro das novidades
Acompanhe as últimas notícias do SindGestor-PE e fique por dentro de ações, eventos e informações importantes para os gestores públicos.
Projeto desenvolvido por Gestores Governamentais conquista Prêmio de Inovação da UPE
O Programa de Residência em Gestão Pública, desenvolvido por Gestores Governamentais de Pernambuco em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), foi o grande vencedor do Prêmio de Inovação da UPE, na categoria “Inovação em parceria com o setor público”. A premiação reconhece iniciativas que promovem soluções inovadoras e de impacto para a sociedade por meio da integração entre universidade e gestão pública.
Criado a partir de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag/PE), o Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE) e a UPE, o programa foi implementado em 2024. A proposta alia formação acadêmica de excelência à vivência prática intensiva dentro da administração pública estadual.
Com duração de dois anos, a Residência em Gestão Pública oferece pós-graduação lato sensu e atuação prática diária de seis horas na Seplag/PE, desafiando os residentes a desenvolver soluções inovadoras para problemas reais da gestão pública.
A primeira turma do programa, iniciada em junho de 2024, reúne 30 residentes e será concluída em 17 de junho deste ano. Os resultados já demonstram o sucesso da iniciativa: diversos participantes foram absorvidos por secretarias estaduais, órgãos públicos e prefeituras, contribuindo para a modernização da gestão pública pernambucana.
O projeto foi idealizado pelos Gestores Governamentais Suele Martins, Louise de Lavor, Ivson Correia e Newton Cerezini, em parceria com o professor Fagner Coutinho, da UPE.
Atualmente, Suele Martins atua como Superintendente do Núcleo de Gestão do Conhecimento do IGPE/Seplag-PE; Louise de Lavor é Secretária Executiva de Coordenação Geral da Seplag; Ivson Correia é Gerente de Governança Estratégica da Seplag; e Newton Cerezini atua como Diretor do IGPE/Seplag.
Para Suele Martins, a iniciativa representa um novo paradigma na formação de profissionais para o setor público.
“A Residência em Gestão Pública nasceu da certeza de que o serviço público precisa se oxigenar e inovar continuamente. Queríamos ir além do estágio e da pós-graduação tradicionais, criando um modelo que combinasse titulação de especialista com uma imersão prática profunda dentro da máquina pública. Chegar ao fim desse primeiro ciclo com profissionais já contratados e um prêmio de inovação mostra que o IGPE, a Seplag e a UPE construíram um legado definitivo para o desenvolvimento de Pernambuco”, destacou.
O Gestor Governamental Ivson Correia ressaltou o impacto concreto da iniciativa na modernização da gestão estadual.
“Ao longo de 24 meses e de uma carga horária robusta de 2.760 horas, construímos uma conexão real entre academia e prática governamental. Foram entregues 204 microprojetos de intervenção e apresentados 19 Produtos Mínimos Viáveis que já operam como soluções reais no Estado, em áreas como saúde, segurança pública e gestão fiscal. Mais do que formação acadêmica, consolidamos um celeiro estratégico de profissionais qualificados para o setor público”, afirmou.
Para Newton Cerezini, Diretor do IGPE, o reconhecimento obtido pela iniciativa simboliza os resultados concretos do investimento em inovação e formação técnica dentro do serviço público.
“A premiação da UPE coroa um esforço contínuo de modernização que o IGPE tem orgulho de participar. Os residentes trouxeram uma nova capacidade técnica e soluções inovadoras para a estrutura interna da Seplag ao longo desses dois anos. O reflexo desse sucesso é que, antes mesmo do encerramento desta primeira turma, outros órgãos e secretarias do Estado já identificaram o valor desses profissionais e iniciaram suas contratações. Isso confirma que o programa cumpre seu papel principal: qualificar com excelência dentro de casa para exportar inteligência de gestão para todo o serviço público.”
Já a Secretária Executiva de Coordenação Geral da Seplag, Louise de Lavor, destacou o propósito estratégico da criação do programa e sua contribuição para o fortalecimento da administração pública estadual.
“O Programa de Residência foi idealizado com o propósito de conciliar a sólida formação teórica com a vivência prática na administração pública. Diante dos desafios complexos que enfrentamos diariamente, desenhamos um modelo que une pós-graduação, imersão e entregas reais. É uma iniciativa que conecta, essencialmente, inovação, capacitação e prática governamental.”
A Residência em Gestão Pública já alcança projeção nacional, com reconhecimento em eventos de referência da administração pública brasileira, como o CONSAD 2025.
A conquista reforça o papel estratégico dos Gestores Governamentais na construção de políticas públicas inovadoras, eficientes e conectadas às necessidades da população pernambucana.