Sindicato dos Gestores Governamentais de Pernambuco

Área Restrita:

Gestores Governamentais da SEPLAG e da SAD podem participar da Semana da Criatividade 2026 - SindGestor-PE

Buscar
Notícias

Notícias

Fique por dentro das novidades

Acompanhe as últimas notícias do SindGestor-PE e fique por dentro de ações, eventos e informações importantes para os gestores públicos.

Gestores Governamentais da SEPLAG e da SAD podem participar da Semana da Criatividade 2026

 

Os Gestores Governamentais da SEPLAG e da SAD interessados em inovação, transformação digital e inteligência artificial aplicada ao setor público já podem garantir participação na Semana da Criatividade 2026, promovida pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (SEPLAG).

 Com vagas abertas para os Gestores Governamentais da SAD e SEPLAG, o evento reúne especialistas, pesquisadores e representantes de instituições públicas para discutir o futuro da gestão pública e o impacto das novas tecnologias na administração estadual.

A programação contará com palestras e oficinas sobre inteligência artificial, ferramentas digitais, futuro do trabalho, Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e aplicações práticas da tecnologia na gestão pública pernambucana. Entre os participantes confirmados estão representantes da UFPE, UPE, Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), além de gestores e especialistas do Governo de Pernambuco. As atividades acontecem entre os dias 26 e 29 de maio e incluem oficinas práticas voltadas ao uso de ferramentas de IA na administração pública, além de debates sobre experiências exitosas desenvolvidas em Pernambuco.

 

Programação:

 

26/05 (Terça-feira)  

08h30 — Palestra: Novas Tecnologias e o Futuro do Trabalho Com André Neves (UFPE)  

14h — Compartilha SEPLAG: Política de Uso de IA na SEPLAG Com Ivo Carille (SEPLAG) e Fernando Buarque (UPE)  

 

27/05 (Quarta-feira)  

08h — Oficina: Ferramentas de IA voltadas à Gestão Pública Com Rafael Sampaio (UFPE)  

14h — IA aplicada à Gestão Pública: Experiências de Pernambuco Com Newton Cerezini (IGPE), Carol Lopes (SAD) e Alexandre Brainer (TCE-PE)  

 

28/05 (Quinta-feira)  

08h — Oficina: Ferramentas de IA voltadas à Gestão Pública Com Rafael Sampaio (UFPE)  

13h30 — Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) Com Ivo Carille (SEPLAG), Eliana Emediato (MCTI), Carmelo Bastos (UPE) e Flávia Danzi (ATI)  

 

29/05 (Sexta-feira)  

09h — Utilidade Quântica na Administração Pública Com Saulo Cadete (Accenture), Marcela Ásfora (UFPE), Fábio Guimarães (Banco do Brasil) e Yara Rodrigues (Accenture)

 

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.  Os interessados podem se inscrever pelo APP PFC: APP PFC. https://www.pfc.seplag.pe.gov.br/cursos/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Maria do Carmo de Andrade Lima