Notícias

 

GGOV Pâmela Alves e o apoio às populações mais vulneráveis no enfrentamento ao Covid 19

26 de Maio de 2020



Desde o início da pandemia em Pernambuco, a Gestora Governamental Pâmela Alves, atual secretária executiva de Gestão por Resultados, da secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), vem atuando presencialmente no Gabinete de Combate à COVID-19, instalado no Palácio do Campo das Princesas. Em sua luta diária no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, ela vem trabalhando no planejamento, monitoramento e avaliação das ações sociais de prevenção à doença, voltadas para a população mais vulnerável socioeconomicamente do estado.

Pâmela revela que administrar a crise provocada pela COVID-19, quando ela envolve um grande número de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, é ainda mais desafiador. “Boa parte dessas pessoas tem dificuldades de seguir as recomendações mínimas de prevenção à doença, por fatores como pouco acesso à informação, precariedade de suas estruturas habitacionais ou por terem empregos que são incompatíveis com o teletrabalho. Por isso, estamos atuando numa frente de apoio a essa parcela expressiva da população, com o objetivo de garantir condições sociais básicas para que possam superar essa crise”, registra.

Dentre as ações planejadas e acompanhadas em apoio a essa população mais vulnerável, Pâmela destaca a disponibilização de pontos de cuidado para pessoas em situação de rua; as ações de mobilização social nas comunidades mais carentes para conscientização sobre a COVID-19; a distribuição de equipamentos de proteção individual e itens de higiene, como máscaras de tecido, álcool em gel e produtos de limpeza, além da promoção da segurança alimentar, com distribuição de cestas básicas e de refeições prontas, entre inúmeras outras iniciativas.

Apoiada nessa frente social de combate à COVID-19, desde a formação do Gabinete pelo também Gestor Governamental Ryan Amorim, ela ressalta um projeto desenvolvido para o atual período de quarentena no estado. “Atualmente, estamos focados planejando e coordenando ações integradas de mobilização, sanitização, fiscalização e assistência social em comunidades vulneráveis dos municípios que estão em quarentena. O objetivo principal é conscientizar para o cumprimento das regras impostas pelo decreto 49.017 /2020 e assim ampliar o isolamento social, que é a melhor estratégia para conter o avanço do vírus”, ressalta.

O volume de ações coordenadas pela Gestora Governamental não é pequeno e envolve, além das atividades no gabinete, a atuação de grande responsabilidade à frente da secretaria executiva, a qual coordena desde o início do ano passado. “Os Núcleos de Gestão por Resultados não interromperam em nenhum momento o apoio à gestão das secretarias, que integram os pactos de resultados, incluindo as suas ações específicas de combate à COVID-19. Tivemos, para isso, que nos reinventar, nos adaptar e aprender a trabalhar de uma forma diferente para mitigar as diversas limitações impostas pelo novo coronavírus”, pontua.

Com uma equipe formada quase que exclusivamente por Gestores Governamentais, incluindo todo o corpo gerencial, Pâmela se sente mais segura em relação ao seu atual momento graças à expertise da categoria. “Tenho uma equipe muito competente e comprometida, que me dá muita tranquilidade para, nesse momento, me dedicar quase que integralmente ao trabalho no Gabinete de Crise”. Segundo ela, apesar da rotina extenuante, “esse tem sido um período de muitos aprendizados e de experiências muito enriquecedoras, além de ser muito gratificante poder ajudar de alguma forma aos pernambucanos a atravessarem esse período”, afirma.

Sobre a atuação dos Gestores Governamentais, Pâmela Alves ressalta que estão empenhados em apoiar o governo nessa crise, na missão de cuidar das pessoas para que elas possam superar esse período da melhor maneira possível. “Estamos ajudando a construir caminhos para superar esse cenário tão adverso, quer seja atuando diretamente nas ações de enfrentamento à COVID19, quer seja desempenhando, de formas inovadoras, atividades que são fundamentais para a manutenção do bom funcionamento do estado”, avalia.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/