Notícias

 

Gestor Governamental está em evento internacional na China

26 de Julho de 2019



O Gestor Governamental Canton Wu está na China, na cidade de Fuzhou, província de Fujian, participando do Seminário sobre Intercâmbio dos Empreendedores para o Brasil, que acontece de 18 a 31 de julho. Canton Wu é gerente de Formulação de Políticas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e está cooperando com o evento, que é de grande relevância internacional e ainda passará por Hangzhou e Xanghai.  O convite partiu do Ministério de Comércio do país e do Centro de Treinamento de Funcionários de Comércio Externo e Cooperação Econômica de Fujian.

Conversamos com o Canton Wu e, direto da China, ele nos adianta um pouco do que está sendo debatido e acontece por lá. Segundo ele, naquele país existe uma sincronia muito boa e integrada entre o planejamento na província e nas cidades. Como exemplo, Wu cita que, enquanto o Estado pensa nas grandes diretrizes e nos macro números que deseja atingir, quem vai detalhar e destrinchar de acordo com a realidade local vai ser as províncias e os municípios, mas sempre pautados pelos pilares que foram traçados pela nação. Ou seja, existe uma sincronia e uma integração entre o que o governo deseja e o que repassa para a sociedade. Canton destaca ainda a prática de prototipar políticas públicas, de testá-las. Eles pegam zonas, ou conjunto de cidades, pra testar algum tipo de política pública, aprimorando-a e afinando-a até a mesma estar madura o suficiente para ser aplicada em larga escala, numa província ou em todo território nacional. “Isso é muito bacana, mesmo! Temos muito a aprender com nossos amigos chineses e eles estão ávidos para aprender também conosco”, afirma entusiasmado.

O objetivo do encontro é estreitar as parcerias entre a China e os estados do Nordeste do Brasil, gerando mais oportunidades de negócios, além da troca de experiências em formas de governo, gestão e modelagem de negócios. O grupo é formado por 23 pessoas, entre empresários e representantes de governos estaduais e municipais de estados como Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte. Pelo governo, também marcam presença representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e da Secretaria Executiva de Relações Internacionais.

 

Fonte: Seduh

 

#gestoresemacao
#gestorgovernamental
#sindgestor
#eppgg
#gestaopublica

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/