Notícias

 

Pernambuco: modernização e melhoria da gestão

30 de Setembro de 2016



Responsável pelo desenvolvimento organizacional do Estado, a Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD-PE) está implantando um projeto pioneiro para modernizar e melhorar a gestão de pessoal. A expectativa é obter melhor aproveitamento dos servidores, levando em consideração as habilidades, os conhecimentos e as atitudes de cada um e as atividades desempenhadas. 
 
Para isso, está sendo realizado o mapeamento das competências e o dimensionamento da força de trabalho dos cargos efetivos dos órgãos do Poder Executivo. A iniciativa vai auxiliar ainda na solicitação de concursos públicos e no planejamento e no controle das fases do certame – como a elaboração de editais –, além de subsidiar as seleções e realocações internas e as capacitações dos servidores. 
 
“O aprimoramento do serviço público bem como a motivação do quadro funcional têm sido preocupação permanente do Governo de Pernambuco. E essa iniciativa refletirá diretamente na melhoria da qualidade de vida dos servidores, pois aproveitará cada profissional de acordo com seu real potencial”, ressaltou o secretário Milton Coelho. 
 
A secretária-executiva da Secretaria-Executiva de Pessoal e Relações Institucionais (SEPRI-PE), Marília Lins, disse que a SAD-PE está trabalhando continuamente, a fim de promover mudança de paradigma com relação à gestão de pessoas. “A valorização do servidor e a adequação de suas competências ao ambiente de trabalho são temas fundamentais para essa mudança”. O projeto está sendo executado pela SEPRI-PE, por meio do Núcleo de Gestão por Competências e Provimento (NGCOP). 
 
O trabalho é dividido em várias etapas e conta com a colaboração de gestores e de servidores. “No momento inicial, é feita sensibilização com o quadro de pessoal para apresentar o projeto e explicar a importância do mapeamento de competências. O passo seguinte é a aplicação de um questionário, no qual os servidores têm a oportunidade de falar sobre suas atribuições diárias e expectativas”, explicou a gerente-geral de Gestão por Competências e Desenvolvimento de Carreiras do Estado (GGDEC), Gestora Governamental Heliane Lima.
 
SUGESTÃO DOS SERVIDORES
 
De acordo com a chefe do NGCOP, Gestora Governamental Alessandra Rodrigues, “a partir das informações coletadas e das visitas técnicas realizadas pela equipe da Secretaria de Administração, é produzido um relatório com um ‘raio x’ do órgão, traçando o perfil do quadro, com cálculo da demanda e do volume de trabalho, considerando, ainda, as sugestões dos servidores”. 
 
O primeiro órgão do Poder Executivo a receber o projeto foi o Instituto de Criminalística de Pernambuco (IC-PE). O trabalho durou seis meses e ajudou a identificar soluções administrativas que contribuirão para tornar a gestão de pessoal mais moderna e eficiente. Em março, o processo foi iniciado na Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), com a realização de uma reunião de sensibilização. 
 
Nessa primeira etapa, os servidores debateram, junto com a equipe da SAD-PE, a importância do mapeamento de competências e do dimensionamento da força de trabalho, esclareceram dúvidas quanto ao projeto e asseguraram a participação e o envolvimento do corpo funcional da APAC, nas próximas ações desse processo. 
 
De acordo com a Gestora Governamental Alessandra Rodrigues, a escolha dos órgãos é feita a partir das mesas de negociações, que são encontros periódicos com representantes do governo e dos sindicatos das categorias – ou por demanda dos interessados. “Identificar as competências é um processo dinâmico, devendo ser uma prática contínua, devido ao fato de as instituições modificarem-se, assim como seu quadro de pessoal, necessidades organizacionais e pessoais, metas e objetivos”, afirmou. 
 
CONCURSOS PÚBLICOS
 
O projeto de mapeamento também pretende otimizar os concursos públicos, assegurando a contratação mais 
direcionada e eficiente, com base nas reais necessidades dos órgãos – o que irá gerar redução de gastos para o Estado. Para isso, a SAD-PE aplicará uma metodologia nas áreas que tenham necessidade de demandar esses concursos. 
 
Será realizado um estudo aprofundado para conhecer que tipo de profissional o órgão está realmente precisando e quantas pessoas são necessárias para desenvolver cada tipo de atividade, por exemplo. Nesse processo, os gestores de pessoas terão papel fundamental, pois irão trabalhar junto com uma comissão, a fim de formalizar, dentro das normas atuais, um pedido de certame à Secretaria de Administração.
 
CAPACITAÇÕES PLANEJADAS
 
A SEPRI-PE, por meio do NGCOP, reuniu gestores de pessoas de diversos órgãos estaduais, para apresentar as diretrizes do projeto de planejamento e de estruturação de força de trabalho na esfera governamental e da padronização das etapas que compõem a fase interna dos certames. 
 
Com base nesse encontro, serão planejadas capacitações na área, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE). Para tanto, os gestores responderam a um questionário sobre as dúvidas e as críticas acerca do assunto, para, com essas respostas, serem padronizados documentos necessários para a elaboração de um concurso e normatizada legislação para o processo. 
 
“Atualmente, já não basta capacitar profissionais para responderem às demandas da gestão contemporânea. É preciso definir quais são as competências que serão capazes de assegurar a excelência, cujo resultado trará maior benefício para a população”, concluiu a chefe do NGCOP, Gestora Governamental Alessandra Rodrigues.
 
Fonte: Governança & Desenvolvimento ano 12 (Consad). Setembro de 2016. 

Projetos |

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/