Notícias

 

Governo empossa gestores e fortalece o Modelo de Gestão de PE

09 de Janeiro de 2015



O governador Paulo Câmara e o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, participaram nesta sexta-feira (9), da posse dos 98 novos Gestores Governamentais de Planejamento, Orçamento e Gestão nomeados pelo Governo para atuarem na secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag). A solenidade aconteceu no auditório do Banco Central, na Rua da Aurora, e contou com a presença dos secretários executivos e técnicos da Seplag.

Os novos servidores vão reforçar o monitoramento das metas prioritárias, estabelecidas pelo Governo e a administração do orçamento do Estado. Os analistas estarão distribuídos nas diversas áreas da Seplag e ainda nos núcleos setoriais de outras secretarias estaduais, ajudando na execução do modelo de gestão.

Para o governador Paulo Câmara, “não foi fácil fazer um modelo de gestão como o que funciona hoje, que faça as coisas acontecerem. O Estado tem que funcionar, principalmente, para aqueles que mais precisam. E é esse conceito do nosso modelo de gestão”, argumentou, lembrando que em 2007, quando foi criado o Modelo de Gestão, já era consenso que para que o projeto funcionasse, as instituições precisavam estar fortalecidas. “Precisávamos de pessoas comprometidas, pensando diferente. Que pensassem em um Estado que planeja, executa, que ouve, que tem a humildade de reconhecer erros e fazer as correções”, pontuou Câmara.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, com a chegada dos novos profissionais, a Seplag poderá conduzir com maior eficiência as diversas tarefas inerentes ao modelo Todos por Pernambuco e ao Sistema de Planejamento, Monitoramento e Orçamento do Estado. Servidor público de carreira do Tribunal de Conta do Estado (TCE), Danilo convocou os novos servidores ao “estado do fazer” e salientou que a nomeação dos gestores é um ato de valorização do serviço público. “É a rearfimação daquilo que a gente entende que deve ser o Estado; que é Estado de entregar às pessoas aquilo que é de direito do cidadão. Quando a gente faz a contraprestação do serviço público através dos diversos entes da federação, nós estamos devolvendo ao cidadão aquilo que, a duras penas, eles têm direito a adquirir através do pagamento de impostos”, assegurou.

Formada em psicologia com pós-graduação em Gestão de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Louise de Lavour, 34 anos, relembrou a longa trajetória percorrida até a aprovação no certame e posse nesta manhã. “Foi um concurso difícil, tiveram questões abertas e discursivas, que é uma novidade para os concurseiros. Além do curso de formação, que era eliminatório. Então, estou muito feliz por estar hoje aqui”, disse, com um largo sorriso.

Inicialmente, a carreira do gestor governamental era denominada de analista de Planejamento, Orçamento e Gestão. Hoje, esses profissionais são responsáveis por importantes processos de trabalho, atuando na implantação de melhorias no modelo de gestão e na implementação da gestão por resultados em áreas específicas.

BALANÇO – A seplag conta hoje 102 GGPOGs em seu quadro. Desse total, 67 estão na própria secretaria, nas áreas administrativa, de monitoramento, gestão, financeira e de orçamento. Outros 35 estão nos núcleos setorias, apoiando as secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública no monitoramento das ações e execução do modelo de gestão.

Fonte: Portal Seplag/PE

Eventos |

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/