Notícias

 

Gestores Governamentais participam de apresentação à Comitiva de Tocantins

14 de Agosto de 2017



Comitiva de Servidores do Tocantins formada por representantes da Secretaria de Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto de Medicina Legal e Detran conhecem a Operação Lei Seca utilizada em Pernambuco e os resultados alcançados

No último dia 14 de agosto, a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco apresentou dados sobre Mortalidade de Acidentes de Transporte Terrestre, sendo a categoria Mortalidade por Acidentes de Moto a que mais se destaca, com maior número de casos, justificando uma atenção especial. Cerca de 75% das notificações de acidentes e 45% dos óbitos se refere a motocicleta. Foi apresentada também a dimensão das consequências deste tipo de acidente, sobretudo com a ocupação de leitos, longos tratamentos e o alto custo que os envolvem.

Em Pernambuco, foram criadas unidades sentinelas que coletam informações nos principais hospitais que tem por responsabilidade tratar destes tipos de traumas, com foco na qualidade da informação. Tais dados são inseridos num sistema próprio, o Sistema de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (SINATT), permitindo que sejam realizados estudos para subsidiar o planejamento e monitoramento das ações postas em prática, com foco na redução de acidentes e, sobretudo, na educação no trânsito.

Foi instituído o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (CEPAM) em 27 de maio de 2011, através do Decreto nº 36.568, com o objetivo de propor estratégias, articular e corresponsabilizar os setores envolvidos e monitorar os acidentes de moto. Neste mesmo ano, foi criada a Operação Lei Seca em 29 de novembro de 2011 através da Lei Estadual nº 14.491.

Com vistas a inibir o favorecimento de motoristas infratores pelo relaxamento da devida fiscalização, a Operação Lei Seca é formada por servidores da Polícia Militar, Detran e Secretaria de Saúde, onde todos se fiscalizam para o cumprimento da abordagem de maneira correta e imparcial, tendo cada órgão seu papel específico na Operação, sendo este um diferencial para o Estado.

Os Gestores Governamentais Ryan Amorim e Ricardo Silva apresentaram o monitoramento e indicadores acompanhados pela Secretaria de Planejamento e Gestão no Pacto pela Saúde. “Desde a criação do Pacto pela Saúde, já temos uma redução acumulada de quase 20% na Taxa de Mortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre. A Operação Lei Seca contribuiu significativamente para isso. Realizamos um monitoramento de cada uma das 12 Geres, onde podemos identificar as regiões com maior dificuldade e propor ações”, disse Ryan Amorim, atual Gerente Geral de Gestão por Resultados na Saúde.

Ricardo Silva, responsável por acompanhar o tema no Núcleo de Gestão por Resultados na Saúde, é a favor da ampliação e interiorização da Operação: “Através do nosso monitoramento, conseguimos perceber claramente a eficácia na redução de acidentes e na Taxa de Mortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre onde há a presença constante da Operação Lei Seca. Observamos também que ao longo dos últimos anos a quantidade de notificações por Alcoolemia vem reduzindo. Isso reforça o teor educativo da Operação.

No monitoramento realizado no Pacto, foram traçadas metas de abordagem de veículos e de motos, principal foco dessas abordagens, em virtude do grande número de acidentes e óbitos. Esses e outros indicadores são monitorados mensalmente nas reuniões.

Eventos |

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/