Notícias

 

Atuação de Gestores Governamentais aprimora monitoramento do Pacto pela Saúde

11 de Agosto de 2017



Após conversas com representantes das Geres e da SES, NGR Saúde promoveu algumas mudanças na metodologia dos indicadores de mortalidade

O Pacto pela Saúde (PPS) monitora as Gerências Regionais de Saúde (Geres) através de sete indicadores, dos quais três abordam a questão da mortalidade: por causas evitáveis (indicador síntese do PPS), infantil e por acidentes de transporte terrestre. Até o fechamento dos dados de 2016, os relatórios abordavam o acumulado do ano, o que podia apresentar dados de poucos meses e não demonstrar a realidade da região.

“A partir da experiência vivida no Pacto pela Vida, e após conversas com os gerentes das Geres, propusemos considerar os dados dos últimos doze meses para compor as taxas de mortalidade. Explicamos que a metodologia proposta permitiria uma análise mais sólida das ocorrências, o que foi muito bem recebido pelos gestores.”, afirma o Gestor Governamental Jorge Rosário, Gestor do Núcleo de Gestão por Resultados na Saúde (NGR Saúde).

Vencida esta etapa era importante conversar com o setor da Secretaria de Saúde responsável pela divulgação dos dados. As reuniões também foram muito positivas e a equipe do NGR Saúde passou a trabalhar na mudança da metodologia.

Ainda no tocante a temática, a equipe de Gestores Governamentais (GGOVs) conseguiu pactuar uma nova meta de Mortalidade Infantil, a qual respeita a realidade de cada Geres, e validou o fator de correção calculado pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS) a ser usado na apresentação dos dados de Mortalidade por Acidente de Transporte Terrestre (ATT).

“A utilização do fator de correção nos dados de ATT era uma demanda de Dr. Iran para tornar as análises mais próximas da realidade. Nathália e Bruna já tinham iniciado as tratativas com a SEVS. Com a nossa chegada, retomamos os debates sobre o tema, testamos os fatores calculados pela equipe da saúde e descobrimos que eles superestimavam os dados em mais de 14%. A partir deste alerta, a equipe da saúde realizou novos estudos e ajustou os fatores de correção de modo a obter um número apenas 2% maior que o real.", afirma o GGOV Ryan Amorim, Gerente Geral de Gestão por Resultados na Saúde.

Essas alterações foram apresentadas aos gerentes das Geres numa reunião realizada no último dia 08 de agosto e a resposta foi muito gratificante. Auxiliadora Veras, gerente da VII Geres (Salgueiro), afirmou que a metodologia adotada (observando os últimos 12 meses) apresenta os dados de modo mais real. Já a Diretora Geral de Gestão Regional, Luciana Figueirôa, elogiou a nova metodologia, salientando que ocorriam cobranças aos gestores das regiões com resultados adversos, mesmo sabendo que os dados ainda sofreriam grande alteração. Agora, com a metodologia de considerar os dados dos últimos 12 meses, essas situações tendem a diminuir. Além disso, elogiou a condução do Núcleo pela postura aberta e disposta a escutar e considerar a opinião dos servidores da saúde.

O monitoramento do Pacto pela Saúde é realizado pela Secretaria Executiva de Gestão por Resultados (Segpr) da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) através do NGR Saúde, setor que é composto por nove Gestores Governamentais de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Projetos |

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/