Notícias

 

Atuação de Gestora Governamental melhora indicador do Pacto pela Saúde

13 de Julho de 2017



O Pacto pela Saúde (PPS) monitora os hospitais da rede estadual dividindo-os em cinco grupos: Seis Grandes, Metropolitanos, Regionais, Regionais de OS e Especializados. Historicamente os grupos dos Regionais e dos Especializados apresentam resultados bastante desafiadores em vários dos indicadores.

Com o objetivo de melhorar o desempenho das unidades, a Diretora Geral de Assistência Regional (DGAR), Carol Lemos, responsável pela coordenação dos Hospitais Regionais e Especializados, reuniu os diretores das unidades e os técnicos responsáveis pelo cadastro dos dados para que a equipe do Núcleo de Gestão por Resultados na Saúde (NGR Saúde) ministrasse um minicurso sobre Faturamento de Autorização de Internação Hospitalar (AIH). Esse dado é muito importante, pois ele é usado pelo Ministério da Saúde na definição da verba que será repassada ao Estado para ajudar a financiar o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Definimos uma meta desafiadora para as unidades e a capacitação ministrada por Bárbara foi um incentivo para os hospitais melhorarem seus processos internos. O que me deixa mais animada é que o faturamento é o final do fluxo, ou seja, as unidades alcançaram outros benefícios com as mudanças realizadas.”, afirmou a diretora.

O curso foi ministrado no final de dezembro/2016 pela Gestora Governamental (GGOV) de Planejamento, Orçamento e Gestão Bárbara Melo e, desde a aplicação do conhecimento adquirido, o indicador de Faturamento de AIHs dentro do mês de competência só faz aumentar, passando de 73,5% em outubro/16 (abaixo da meta de 80%) para 90,1% em março/17 no caso dos Regionais e de 72,4% em outubro/2016 para 88,3% em março/17 no caso dos Especializados (no monitoramento do Pacto pela Saúde os dados apresentados referem-se a três meses atrás). No caso dos Especializados, por exemplo, mesmo o HEMOPE, única unidade que ainda não atingiu a meta, passou de 21,1% em outubro/16 para 59,4% em março/17.

Bárbara Melo destaca a importância desse tipo de ação: “O desafio lançado para os Hospitais foi o de que conseguíssemos atingir pelo menos 80% de faturamento no mês de competência. Inicialmente, o trabalho foi desenvolvido nos Seis Grandes Hospitais do Estado, quando obtivemos resultados muito bons, que vêm sendo mantidos. No mês de março/17, por exemplo, na média dos Seis Grandes, conseguimos faturar 87,4% das AIHs dentro do mês de competência. A parceria com a DGAR foi fundamental para que pudéssemos ampliar o treinamento para os Hospitais Regionais e Especializados, que vêm apresentando resultados excelentes, inclusive, em alguns casos, superiores aos dos Seis Grandes.”

Projetos |

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/