Notícias

 

Gestor Governamental Ernesto Mellet fala sobre o Instituto Gestão e sobre a repercussão de seus artigos na mídia

21 de Setembro de 2016



O Gestor Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão, Luiz Ernesto Mellet, integrante do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IG) da Seplag-PE também é jornalista e publica com frequência artigos na mídia últimos artigos discorreram sobre o Modelo de Gestão Todos por Pernambuco e o avanço na qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais, reconhecido pelo mais recente ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no dia 8 de setembro, onde Pernambuco aparece em primeiro lugar. Mellet já trabalhou em vários veículos de comunicação como o jornal Última Hora, as editoras Abril e Bloch e também a revista Veja. Publicou dois livros, a ficção Recife 2093 e o romance regionalista Ao Pé do Mar. Aqui, ele fala um pouco sobre a importância da formação de opinião e sobre o Instituto Gestão, do qual faz parte.

1 – O que te motivou a escrever o artigo sobre o avanço na educação em Pernambuco?

O progresso do ensino em Pernambuco é algo notável. O estado em menos de uma década ocupava a 21ª posição no ranking do Ideb (em 2007) e agora está em primeiro lugar. É um crescimento que precisa ser ressaltado. Apesar de opinativo, o artigo é um gênero textual que tem que abordar fatos. Como o assunto era relevante e a notícia ainda quente, resolvi escrever sobre o tema.  .

2 - Como funciona o Instituto Gestão?

O Instituto Gestão foi criado em 2012 e se sustenta sobre dois pilares: um interno e outro externo. O primeiro é voltado para a formação dos gestores através de cursos para a aquisição de conhecimentos sobre gestão pública. No ambiente externo, o trabalho do IG é promover o debate, a troca de experiência com as academias e outros setores da sociedade, a fim de promover a administração pública de Pernambuco. Um dos objetivos do IG é divulgar o Modelo de Gestão. E a articulação com as universidades e centros de ensino está também entre suas atividades. Para isso, conta com outro braço: o Programa de Aproximação com a Academia, o PAA.

3 - Que tipos de cursos o Instituto oferece aos gestores?

O IG oferece cursos de nível de pós-graduação que estejam relacionados com a gestão pública. O leque de cursos é extenso. São destinados à capacitação e formação dos servidores, tanto da casa como participantes de outros órgãos que têm parceria conosco. Os cursos são gratuitos e quem cuida deles é o Programa de Formação Continuada, o PFC, um dos braços de atuação do Instituto Gestão.

4 - Além do artigo sobre os avanços na educação, recentemente, você escreveu um artigo sobre o Modelo de Gestão Todos por Pernambuco. Como está sendo a repercussão dessas notícias?

É muito importante que se saiba o que o governo está fazendo. A repercussão tem sido a melhor possível. Para criticar não falta gente enquanto poucos se dedicam a falar de coisas boas. Meus textos são proativos e muita gente tem elogiado.

5 - Que dicas você daria para um gestor governamental que também deseje publicar um artigo?

Que não use uma linguagem rebuscada. Textos elegantes e bem escritos são simples. Sempre tenha em mente o leitor.

Entrevistas |

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/