Notícias

 

GGPOGs participaram do Encontro Nacional sobre Contas Regionais e PIB dos Municípios no Rio de Janeiro

24 de Novembro de 2016

Técnicos de todo o país puderam trocar experiências durante o evento

O XXV Encontro Nacional de Contas Regionais e III Encontro Nacional do PIB dos Municípios, realizado na sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro, no final de setembro, contou pela primeira vez com a presença de dois Gestores Governamentais de Planejamento, Orçamento e Gestão (GGPOGs) da Seplag/PE. Apresentar e discutir a metodologia para o cálculo do PIB estadual e municipal é o objetivo principal do evento, que conta com representantes do Brasil inteiro, anualmente. Durante o encontro, economistas, estatísticos e técnicos de todo o país puderam trocar experiências e se capacitar para melhorar o desempenho de suas equipes.

Os dois GGPOGs da Seplag/PE que estiveram no encontro, Daniel Oliveira (economista) e André Silva (engenheiro) são vinculados tecnicamente à Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) e já trabalham com a análise de dados encaminhados pelo IBGE. “Além de analisarmos os dados que o IBGE nos envia, como os do PIB municipal e do PIB regional, também encaminhamos para o Instituto dados da Celpe e da Coopergás, por exemplo. Somos uma carreira atípica e estamos desenvolvendo um projeto novo, no qual temos que conhecer como o processo nacional de elaboração de contas é feito”, revela André.

Segundo Daniel, a participação no encontro foi essencial e somou conhecimento para que o projeto de renovação da equipe para análise e cálculo do PIB de Pernambuco seja executado da melhor maneira. “Além desse encontro do IBGE, há previsão de um curso de capacitação para o 1º semestre de 2017 no Rio de Janeiro. Esses cursos são importantes porque nos atualizamos a respeito das metodologias que estão sendo usadas para a análise de dados e cálculo do PIB. Na esfera municipal, por exemplo, a Condepe/Fidem tem uma atuação maior, já que cabe a nós ratear o PIB de Pernambuco entre os municípios, e assim encontrarmos a participação de cada um no estado. Então, nossa participação nesses encontros é fundamental para melhorarmos a execução do nosso trabalho”, explica o gestor.

 

Projetos |

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/