Notícias

 

Gestor Governamental participa de reunião no Conselho Estadual de Saúde

17 de Fevereiro de 2017



O gestor governamental de planejamento, orçamento e gestão, Ryan Amorim, representou a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) na primeira reunião de 2017 do Conselho Estadual de Saúde (CES), realizada em 08 de fevereiro. O CES é um órgão colegiado de caráter permanente, paritário e deliberativo, que se reúne uma vez por mês. Tem funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, conforme prevê a Lei 12.297, de 12 de dezembro de 2002.

Os principais temas abordados na 478ª reunião ordinária do Conselho foram a Política Estadual de Saúde Bucal, a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde e a 2ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher. “Foi um momento muito rico, pois tive oportunidade de conhecer um pouco melhor as temáticas abordadas não só pelo lado da gestão como também na visão de trabalhadores e usuários. Tenho certeza que a participação nas reuniões do Conselho me dará uma maior base para propor melhorias para o Pacto pela Saúde (PPS)”, afirmou Amorim.

O Conselho é apto a propor e aprovar diretrizes para elaboração do Plano Estadual de Saúde, seja em função das características socioambientais, do perfil epidemiológico, ou da necessidade de ações e serviços de saúde para a população. Ele também avalia o modelo estadual de gestão do SUS, fiscalizando a administração do Fundo Estadual de Saúde e apreciando trimestralmente as suas contas. O órgão ainda possibilita a participação da sociedade na gestão do SUS, permitindo que usuários do sistema integrem o Conselho.

Projetos |

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/