Notícias

 

Gestores Governamentais contribuem com avanço histórico para a Mata Sul na inauguração da Barragem Panelas II

22 de Dezembro de 2025



 

O Agreste pernambucano viveu um momento histórico com a inauguração da Barragem Panelas II, realizada em 2 de dezembro, no município de Cupira. A obra, estratégica para o controle de enchentes na Mata Sul e o reforço do abastecimento de água, integra o Sistema de Controle de Enchentes da Bacia do Rio Una e teve sua execução acompanhada por Gestores Governamentais, que contribuíram diretamente para o avanço do empreendimento por meio do monitoramento estratégico realizado pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), vinculado à Secretaria Executiva de Gestão Estratégica (SEGES) da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE), em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento (SRHS).

Desde a retomada das obras, em 2024, a atuação dos Gestores Governamentais garantiu maior eficiência na execução, apoio qualificado à tomada de decisão da alta gestão estadual e alinhamento do projeto às prioridades do Governo de Pernambuco, resultando na entrega de uma infraestrutura fundamental para salvar vidas na Mata Sul.

Com capacidade de armazenamento de 16,9 milhões de metros cúbicos de água, a Barragem Panelas II tem como principal finalidade a contenção de cheias, beneficiando diretamente os municípios de Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros, que somam uma população estimada de mais de 169 mil habitantes. O investimento total é de R$ 114 milhões, sendo R$ 66 milhões oriundos do Novo PAC e o restante do PAC 2.

A entrega do empreendimento também simboliza uma resposta estruturante às severas enchentes registradas em 18 de junho de 2010, quando chuvas intensas atingiram a Mata Sul pernambucana, resultando em 20 mortes, 82 mil pessoas desabrigadas e impactos em 67 municípios. Na ocasião, o Rio Una transbordou, provocando a destruição de residências, prédios públicos e estabelecimentos comerciais, especialmente em Palmares, um dos municípios mais afetados.

Após a tragédia, foi estruturado o Sistema de Controle de Enchentes da Bacia do Rio Una, que prevê a construção de cinco barragens. Serro Azul foi a primeira a ser concluída, em 2016, e inaugurada em 2017. Além de Panelas II, avançam também as obras das barragens Gatos, retomadas em fevereiro de 2025; Igarapeba, com retomada anunciada na solenidade; e Barra de Guabiraba, atualmente em fase de readequação de projeto.

Mesmo durante o período de férias, o Gestor Governamental Teo Hiramine participou da solenidade de inauguração, destacando a relevância do projeto para a região. Segundo ele, não poderia deixar de prestigiar a entrega de uma obra tão significativa e ressaltou o orgulho de ter contribuído, com ferramentas de gestão, para um empreendimento, que promove segurança, desenvolvimento e qualidade de vida para a população da Mata Sul.

Teo Hiramine atua no monitoramento do portfólio de projetos de infraestrutura hídrica, em articulação com a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, fornecendo informações estratégicas que subsidiam a tomada de decisão pela alta gestão do Governo do Estado.

A condução do trabalho contou ainda com o apoio das Gestoras Governamentais Camila Borges, gerente do EGP; Luísa Souza, gerente-geral do EGP; e Andreza Alves, secretária executiva de Gestão Estratégica, cuja atuação foi fundamental para assegurar o alinhamento institucional, a governança e o acompanhamento estratégico do projeto.

A inauguração da Barragem Panelas II reforça o papel dos Gestores Governamentais na implementação de políticas públicas estruturantes, evidenciando como planejamento, gestão e acompanhamento estratégicos são decisivos para transformar investimentos em resultados concretos para a população pernambucana.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/