Notícias

 

Gestoras Governamentais pernambucanas têm projeto aprovado e participam de imersão em Harvard

06 de Novembro de 2025



As Gestoras Governamentais pernambucanas Clarissa Leal e Sandra Moraes foram selecionadas entre 100 mulheres de todo o Brasil para participar do Curso de Formação de Lideranças Femininas em Finanças Públicas, promovido pelo INSPER, em parceria com o Banco do Brasil e o Tesouro Nacional. O programa, iniciado em março deste ano, recebeu mais de 400 inscrições e teve como objetivo fortalecer a presença feminina em posições estratégicas da administração pública.

 

Após sete meses de aulas no formato EAD, abordando temas como liderança, políticas públicas, orçamento, estratégia e feedback, as participantes apresentaram projetos inovadores à banca avaliadora do INSPER. O grupo formado por Clarissa Leal, Sandra Moraes, duas servidoras do Estado de Minas Gerais e duas do Maranhão desenvolveu a Plataforma Conecta Emendas, voltada à captação e ao monitoramento da execução de emendas parlamentares impositivas. A iniciativa busca ampliar a transparência, a participação e a efetividade na gestão pública, garantindo maior equidade e alinhamento com as prioridades das políticas locais. O projeto foi um dos quatro mais bem avaliados da turma, garantindo ao grupo o convite para uma imersão de três dias na Universidade de Harvard, no programa “Mulheres na Liderança: um programa para líderes em ascensão”.

 

De acordo com Clarissa, a experiência marcou um importante passo para a consolidação da presença das mulheres e dos Gestores Governamentais na formulação de políticas públicas inovadoras e sustentáveis. “Participar da finalização do curso em Harvard foi uma experiência enriquecedora, uma oportunidade ímpar de estar entre líderes femininas de todo o Brasil, tendo aulas com professoras renomadas da instituição. Trata-se de uma formação essencial para o fortalecimento da liderança feminina em Pernambuco, com o propósito de enriquecer a carreira do Gestor Governamental e contribuir para a governança em finanças públicas. A melhoria da gestão pública deve sempre nortear nossos caminhos”, destacou.

 

Para Sandra, a experiência foi igualmente transformadora, não apenas pelo módulo internacional, mas também por todo o processo formativo ao longo dos sete meses de curso. “Interagimos com 50 mulheres de todo o país — servidoras de secretarias de planejamento, auditoras de finanças e representantes do Ministério Público. Criamos uma rede de comunicação e colaboração, na qual trocamos experiências e buscamos soluções conjuntas para desafios comuns. Essa conquista reforça o papel estratégico do Gestor Governamental como profissional que alia visão técnica, liderança e compromisso com a eficiência do Estado, contribuindo diretamente para a modernização e a transparência da gestão pública em Pernambuco e em todo o país”, ressaltou a GGOV

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/