Notícias

 

Gestores Governamentais de Pernambuco conquistam prêmio nacional de inovação com projeto pioneiro em energia renovável

10 de Outubro de 2025



Gestores Governamentais da Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD) foram destaque nacional ao vencer o Prêmio Inovação no Setor Público 2025, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A iniciativa premiada, intitulada “Governo e iniciativa privada: os desafios de um contrato pioneiro de parceria público-privada em energia renovável”, conquistou o 1º lugar na categoria “Inovação em Compras Públicas Sustentáveis”. O reconhecimento valoriza a capacidade técnica e a atuação inovadora dos servidores públicos pernambucanos que lideraram a proposta: Anselmo de Oliveira Carvalho Filho, Benilton Lopes de Almeida, Jaelma Pontes Chaves e Otávio Augusto Malheiros Honório de Melo, todos eles Gestores Governamentais vinculados à SAD.

Energia limpa e economia para o Estado

O projeto foi desenvolvido para enfrentar os altos custos com energia elétrica no âmbito do Poder Executivo Estadual. A solução encontrada foi ousada: adotar um modelo de Parceria Público-Privada (PPP) voltado à geração e contratação de energia proveniente exclusivamente de fontes renováveis, por meio do mercado livre de energia (ACL) — um movimento inédito entre entes públicos no país.

O contrato resultou na construção de uma usina fotovoltaica em Salgueiro (PE), que muito em breve abastecerá 52 prédios públicos distribuídos em 17 municípios, sendo 27 unidades hospitalares. Com a compra de energia no mercado livre, o projeto já proporcionou economia real de R$ 24,2 milhões e redução de 8,1 toneladas de CO?e, entre junho de 2023 e março de 2025, alinhando-se dessa forma aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, ao Plano de Descarbonização de Pernambuco (PDPE) e contribuindo para uma Transição Energética ágil, responsável e justa.

Pioneirismo e impacto regulatório

O Governo de Pernambuco tornou-se o primeiro ente público do Brasil a adquirir energia diretamente no mercado livre, além de ser o primeiro agente público credenciado na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) como consumidor especial — o que significa que toda a energia adquirida é proveniente de fontes limpas como solar, eólica e biomassa. A iniciativa teve impacto além das fronteiras estaduais: provocou uma mudança regulatória nacional, com a publicação da Resolução Normativa ANEEL nº 1.080, que alterou as regras de credenciamento de agentes públicos na CCEE, permitindo a representação conjunta de órgãos da Administração Direta e Indireta pelo ente político.

Resultados e monitoramento contínuo

Além da expressiva economia financeira e ambiental, o projeto implantou um Sistema de Mensuração de Desempenho (SMD) com indicadores operacionais, gerenciais e socioambientais, acompanhados mensalmente pelo Estado e por um verificador independente, assegurando transparência, eficiência e sustentabilidade do contrato. Para a equipe premiada, o reconhecimento da ENAP reforça o papel do Gestor Governamental como agente de inovação e transformação da administração pública. O projeto demonstra que é possível aliar responsabilidade fiscal, sustentabilidade e modernização da gestão pública, promovendo benefícios diretos para o cidadão pernambucano.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade li

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/