Notícias

 

Gestor Governamental pernambucano publica artigo científico sobre governança de dados em simpósio nacional

23 de Setembro de 2025



O Gestor Governamental Teo Hiramine, lotado na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (SEPLAG/PE), teve artigo científico publicado nos anais do V Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção Civil (SBTIC + TECSIC 2025), realizado entre 20 e 22 de agosto, em Florianópolis (SC). O trabalho, intitulado “Integração de BIM, ERP e EAM: aprimorando a gestão da informação aplicada a políticas públicas de construção e manutenção do ativo”, contou com apoio do SindGestor-PE.

A pesquisa nasceu da experiência prática de mais de dez anos de atuação no Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP/SEGES/SEPLAG), onde o gestor acompanha projetos e obras públicas no Estado. O estudo identificou como um dos principais desafios da gestão a fragmentação de informações e a falta de integração entre sistemas, propondo um modelo conceitual de integração que une BIM (Modelagem da Informação da Construção), ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) e EAM (Gestão de Ativos Empresariais). “No Escritório de Gerenciamento de Projetos, eu acompanho obras públicas desde 2015, utilizando boas práticas de gestão de projetos com base no PMBOK. A gente coleta dados com secretarias e construtoras, trata essas informações e apresenta o que é mais estratégico para apoiar a tomada de decisão do Governo. Desde 2022, venho estudando sobre BIM, governança de dados e gestão da informação. Ao juntar teoria e prática, percebi que poderia contribuir com uma pesquisa científica que enfrentasse os desafios da fragmentação e da falta de integração na gestão de obras públicas”, afirmou Teo.

A proposta apresentada por ele e pelo professor Max Andrade – orientador durante a especialização em BIM na Universidade Federal de Pernambuco – sugere diretrizes de integração entre os sistemas para promover maior precisão, confiabilidade e transparência no acompanhamento das obras e do patrimônio público. “Esse modelo contribui positivamente na implementação de políticas públicas, ao permitir mais rastreabilidade e promover o trabalho colaborativo, já que as informações ficam acessíveis a diferentes secretarias e atores envolvidos. Vale ressaltar que a participação de gestores governamentais em eventos de alcance nacional e internacional, bem como a publicação de artigos científicos, fortalece a visibilidade e a valorização da nossa carreira”, destacou o gestor.

O link do artigo completo você encontra no link logo abaixo: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/7561/5889

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade li

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/