Notícias

 

Gestora Governamental apresenta artigo sobre IA em conferência internacional

30 de Abril de 2025



Com o apoio do SINDGESTOR, a Gestora Governamental Carol Lopes apresentará, juntamente com o colega Adelnei Felix, artigo sobre Inteligência Artificial (IA) durante 26ª Conferência Internacional Anual sobre Pesquisa em Governo Digital – dg.o 2025. A ferramenta, desenvolvida para revisar textos em Linguagem Simples, chamada de LiS, já é aplicada em todas as cartas de serviço do Portal do Cidadão no Governo de Pernambuco. A dg.o 2025 será sediada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, de 9 a 12 de junho de 2025. As conferências dg.o são um fórum estabelecido para apresentação, discussão e demonstração de pesquisas interdisciplinares sobre governo digital, engajamento cívico, inovação tecnológica e aplicações e práticas relacionadas. A cada ano, a conferência reúne acadêmicos reconhecidos pela natureza interdisciplinar e inovadora de seu trabalho, suas contribuições para a teoria e a prática, seu foco em tópicos relevantes e oportunos e a qualidade de suas pesquisas e escritos.

A partir da criação da inteligência artificial generativa LiS os cidadãos pernambucanos terão mais facilidade para encontrarem informações e usufruírem dos serviços públicos, por meio de Cartas de Serviços objetivas, compreensíveis e inclusivas nos produtos e informações para acessos aos serviços públicos digitais. Segundo Carol Lopes o objetivo de seu trabalho é descrever o relato de experiência da construção dessa IA com a finalidade de melhorar a qualidade dos conteúdos das cartas de serviços aos usuários de órgãos integrantes do poder executivo de um Estado brasileiro. “Durante a conferência, apresentaremos as etapas do desenvolvimento da LiS, que apresentou resultados significativos nos serviços, que tiveram seus conteúdos revisados nesse processo. Esse ganho foi observado a partir da análise dos resultados das avaliações dos conteúdos dos serviços acessados pelos cidadãos, com um aumento de 10 pontos percentuais nas taxas de avaliações positivas nos três primeiros meses de sua implantação, com média acima de 94% de aceitação positiva”, registra. Ainda segundo a Gestora Governamental, a partir dos primeiros resultados o processo foi ampliado para os demais serviços e a taxa de avaliações positivas se manteve por mais dois meses acima de 93% de aceitação e se mantém atualmente nesse mesmo patamar. Outro resultado significativo destacado por ela foi a redução no tempo de revisão das cartas de serviços. Antes da implementação da LIS, um serviço revisado com interação humana levava em média 30 minutos. Com o uso da IA um serviço revisado dura, em média, três segundos, com uma revisão humana em torno de dois minutos.

“O artigo aprovado de uma Gestora Governamental num congresso internacional sobre governo digital mostra a relevância do trabalho que estamos realizando para a transformação digital no nosso estado e isso pode servir de exemplo e ser ampliado para outras administrações a nível nacional. Nesse sentido o Governo Federal, através do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), assinou conosco um protocolo de intenção de uso da LiS e isso por si só demonstra que os GGOVs estão antenados com a evolução das tecnologias e já aplicando-as”, avalia Carol. A GGOV é coordenadora de Automação e IA na secretaria Executiva de Transformação Digital na Secretaria Estadual de Administração (SAD).

Para Carol Lopes o ganho é da população, que poderá com isso acessar mais facilmente os serviços públicos, a fim de que a digitalização não seja algo excludente. Ela explica ainda que o uso da metodologia “Linguagem Simples” e a LiS estão garantindo que mais gente compreenda e solicite os serviços oferecidos por Pernambuco. “E nós, funcionários públicos, ainda temos travas para arcar com determinados serviços, a exemplo da inscrição que só poderia ser feita em cartão de crédito e o estado não paga nesse formato, nem permite reembolso. O SINDGESTOR, de forma muito tempestiva, analisou meu pedido e providenciou o reembolso dessa minha despesa. Isso, para mim, foi um ato de apoio tanto ao meu desenvolvimento enquanto profissional, quanto visibilidade para a nossa categoria, além de estimular para que mais colegas também enviem seus trabalhos e divulguem suas ações”, destaca a GGOV.

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/