Notícias
Gestora Governamental fala sobre a IA que desenvolveu para solucionar problemas de serviço do Portal do Cidadão
01 de Novembro de 2024
A Gestora Governamental Carol Lopes apresentou na manhã de ontem (31 out), o painel “IA generativa promovendo Linguagem Simples nos serviços públicos” pelo Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial (LIIA), promovendo linguagem simples nos serviços públicos, durante a 10ª edição da Semana de Inovação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília. A GGOV falou sobre a importância da Linguagem Simples para o governo, não só como ferramenta de comunicação, mas como inclusão social, e como a IA generativa pode ajudar nesse processo. O evento reuniu agentes interessados nos desafios e oportunidades de utilização de Inteligência Artificial (IA), na construção de uma nova realidade com serviços mais acessíveis, democráticos e efetivos.
“Especificamente, citei a LiS, a IA que treinei e desenvolvi para solucionar o problema da revisão das cartas de serviço do nosso Portal do Cidadão. Não é um trabalho feito solo, é um trabalho conjunto da SETD que tive a felicidade de poder contribuir com a parte técnica”, analisa Carol. Segundo ela, a expertise da carreira de Gestor Governamental permite contribuir inequivocamente com diversas áreas do conhecimento, trazendo inúmeros benefícios para a sociedade, projetando inclusive em eventos como esse os membros da carreira em Pernambuco para níveis nacionais.
Ainda segundo a GGOV Carol Lopes, encontros como esse permitem repensar o futuro com a Inteligência Artificial. “Ainda tivemos a felicidade de assinar um protocolo de intenção para que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) utilize nossa ferramenta de IA para revisar suas cartas de serviços, termo assinado pelo nosso Secretário Executivo de Transformação, Miguel Gaia”.
A Semana de Inovação 2024 foi realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.
ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!