Notícias

 

Gestores Governamentais capitaneiam campanha para doação voluntária de medula óssea

11 de Julho de 2023



Os Gestores Governamentais Anselmo Carvalho, Renata Andrade e Tatiana Chianca estão à frente de uma campanha solidária em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) que visa estimular o aumento de pessoas cadastradas como doadoras voluntárias de medula óssea. “A iniciativa é nobre, já que muitas vezes o transplante é a única esperança que resta para a cura de várias doenças do sangue. Os Gestores Governamentais envolvidos estão de parabéns”, registra o presidente do Sindgestor, Daniel Theodoro.

Para quem se interessar, a instituição estará na unidade do Expresso Cidadão Pina, no Shopping Rio Mar, no dia 13 de julho, realizando o cadastro de doadores. Mas, pra isso, é necessário realizar o agendamento, que já está disponível no endereço https://www.pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento.

Os interessados devem ter entre 18 e 35 anos de idade e o doador permanece no cadastro até os 60 anos, podendo realizar a doação até esta idade. Basta apresentar bom estado de saúde e não possuir doença impeditiva para cadastro e doação de medula (acesse o link para saber mais: redome.inca.gov.br/doencas-impeditivas-do-cadastro-e-da-doacao/).

De acordo com a Gestora Governamental Tatiana Chianca, essa é uma oportunidade muito gratificante. “Como Gestora Governamental me sinto honrada em poder desenvolver ações que tenham impacto na vida das pessoas, ainda mais no Expresso Cidadão, que é um equipamento que existe para trazer mais comodidade aos pernambucanos, já que reúne diversos serviços em um só lugar. A ação de cadastramento de doadores de medula é importantíssima, porque permite ampliar as chances de pessoas que aguardam por um transplante, dando a elas mais esperança de vida”, analisa a GGOV.

A Gestora Governamental Renata Andrade explica a iniciativa. “Realizar a campanha em conjunto com o Hemope foi utilizar o ambiente do Expresso Cidadão para proporcionar conforto, comodidade e segurança para quem sempre teve interesse em se cadastrar como doador de medula óssea, mas que não tinha tido a oportunidade. Ter a possibilidade de ampliar as chances de salvar uma vida viabilizando o cadastro de doador dentro de uma unidade do Expresso Cidadão é a concretização do exercício do meu papel como Gestora Governamental da Secretaria de Administração”, comenta. Os dados da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco são preocupantes. Segundo a instituição, a chance de encontrar uma medula compatível entre irmãos é de 25% e entre pessoas que não são parentes pode chegar de 1 em 100 mil até 1 em 1 milhão.

Segundo Anselmo Carvalho, os Gestores Governamentais possuem papel fundamental na promoção das políticas públicas. “Nossa carreira visa o desenvolvimento do Estado e a melhoria da vida das pessoas. O Expresso Cidadão é um programa, atualmente, coordenado pelos gestores, com o objetivo de oferecer serviços que facilitem e tragam benefícios à vida do cidadão. A parceria com o HEMOPE é um exemplo disso, pois é por meio desse cadastro de doadores que se tem a oportunidade de aumentar as chances de ajudar quem precisa de transplante de medula óssea”, registra o GGOV.

Para além do gesto que pode salvar vidas, o doador cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) tem direito a meia-entrada em cinemas, teatros e espetáculos, nos termos da Lei n° 16.724/2019. Para se cadastrar, basta seguir os seguintes passos: realizar o agendamento no site: www.pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento; apresentar documentação necessária; assistir apresentação explicativa sobre o processo de doação de medula óssea e esclarecer eventuais dúvidas; assinar termo de consentimento e coletar amostra de sangue (5 ml) para exame de tipagem HLA.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/