Notícias

 

Projeto de novas paradas de ônibus em toda a RMR conta com participação de Gestores Governamentais

07 de Junho de 2023



Primeira concessão metropolitana de pontos de embarque e desembarque, uma das maiores do país no número de paradas licitado, conta com a participação dos Gestores Governamentais Canton Wu, Noel Lopes Neto e Tiago Queiroz. As novas paradas de ônibus estão sendo instaladas em toda a Região Metropolitana do Recife, num total de 3.650 equipamentos do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP). “Os novos mobiliários urbanos são resultado do esforço público, no âmbito do Programa Parcerias Estratégicas do Estado de Pernambuco e do Grande Recife Consórcio de Transportes, na elaboração de contratos mais modernos e sustentáveis entre setores governamental e empresarial, calcados em indicadores de serviço e de satisfação dos usuários, impulsionando assim a qualidade e inovação na entrega da infraestrutura licitada em toda Região Metropolitana do Recife”, analisa Canton Wu, gestor do projeto.

A concessionária é responsável pela manutenção e modernização de abrigos e totens indicativos de pontos de embarque e desembarque, com substituição gradual dos existentes, com exclusividade na exploração publicitária e em receitas acessórias desses equipamentos, abrangendo investimentos em obras ao longo dos próximos 20 anos. A receita para execução dos projetos será arrecadada com a exploração publicitária dos equipamentos e outras receitas acessórias que podem ser propostas pela concessionária. “Além de trazer mais conforto e segurança ao usuário do transporte público, a modelagem da concessão prevê o compartilhamento de receitas com o Poder Concedente, sob a forma de outorga variável, de maneira que o mobiliário instalado ajuda a financiar outras ações para a melhoria da mobilidade urbana”, salienta Noel Lopes Neto.

Parte dos abrigos (que se encontram em grandes corredores) vão contar com serviços como de wi-fi, câmeras, bluetooth e de comunicação com o usuário, além de painéis de informações, tudo de forma padronizada. Segundo Tiago Queiroz, este projeto transforma a experiência do usuário no transporte público, combinando inovação com eficiência econômica. “São equipamentos modernos, que trazem conforto e acessibilidade aos usuários, além de segurança e serviços tecnológicos aos passageiros. Neste contrato temos a desoneração do poder público, que poderá investir em outros serviços do transporte público, enquanto o privado será remunerado através da exploração publicitária. Este projeto representa um passo significativo para o aprimoramento da mobilidade urbana na RMR, embasado em um modelo de negócio robusto e serviços eficientes para os usuários”, registra.

Atualmente, são 80 unidades de abrigos já instalados (Recife, Olinda, Jaboatão e Camaragibe). E o cronograma de instalações prevê a instalação de cerca de 60 por mês. Atualmente, o contrato já movimenta a economia local, ao lidar com os serviços de empreiteiras, vidraçarias, entre outros. A expectativa é de instalação de mais de 500 abrigos ainda este ano.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/