Notícias

 

Gestores Governamentais conduzem organização do PPA Participativo Nacional em Pernambuco

26 de Maio de 2023



Os Gestores Governamentais Andreza Alves, Anselmo Carvalho Filho, Bernardo Chaves, Cíntia Notaro, Gabriela Souza, Lilian Gomes, Lívia Araújo, Louise de Lavor, Marcelo Dantas, Maria Teresa Araújo, Newton Cerezini, Rafael Barreto, Rebeca Pedrosa, Rodrigo Valença, Ryan Amorim, Suele Martins e Vandré Cechinel estiveram à frente da organização da edição pernambucana da plenária do Plano Plurianual Participativo (PPA), no Centro de Convenções de Pernambuco, com a participação de mais de 2.500 pessoas, lotando o Teatro Guararapes na última sexta (12 de maio).

No evento de Pernambuco participaram os ministros Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento; Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação; e André de Paula, da Pesca e Aquicultura. A plenária também contou com a presença da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause, senadora Teresa Leitão, a prefeita em exercício do Recife, Isabella de Roldão, deputados federais e estaduais, secretários e prefeitos.

O PPA é o instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do governo federal, que apontará as prioridades da gestão para os próximos quatro anos, de 2024 a 2027, a partir de consulta popular. “O governo federal está rodando todos os estados do Brasil e através de sua plataforma online serão coletadas propostas e sugestões. Nesse sentido nossa contribuição na organização do evento envolveu toda a parte relacionada ao cadastramento e, para tanto, criamos um sistema que serviu inclusive de modelo para as próximas plenárias. Cuidamos do evento e fizemos, por exemplo, toda a logística e trâmite com a empresa de eventos. Enfim, estivemos em nossa maioria à frente de todo o processo, num momento de início da gestão de um novo governo. Para mim, isso só demonstra nossa capacidade de articulação e expertise na gestão de cases”, analisa o GGOV Newton Cerezzini. Ele lembra que nos próximos meses de Julho e Agosto acontecem os seminários, conduzidos integralmente por Gestores Governamentais. “Estamos desenvolvendo uma plataforma que será alinhada à do Governo Federal, num projeto ainda maior, quando então a categoria vai poder contribuir ainda mais”, registra.


Várias plenárias estão sendo realizadas em todo o país a fim de reunir a contribuição dos cidadãos brasileiros para o plano, seja individualmente ou através de entidades da sociedade civil organizada, quando então será produzido o documento que definirá as diretrizes, os objetivos e metas da administração pública. Na sequência, a Secretaria Geral irá sistematizar o material produzido nas plenárias e encaminhá-lo à Secretaria Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento, que vai analisar e ajustar as contribuições. O plano deve ser entregue ao Congresso Nacional até 31 de agosto, juntamente com a Lei Orçamentária Anual (LOA) e, uma vez aprovado, ser devolvido para sanção do presidente.

Todo cidadão pode contribuir com a construção do material, até 10 de julho, através do link: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/