Notícias

 

Gestor Governamental participa de primeira licitação de projetos em BIM de Pernambuco

27 de Dezembro de 2022



A primeira licitação de projetos em BIM (Building Information Modeling) a ser lançada em Pernambuco contou com a participação do Gestor Governamental e pós-graduando em BIM Teo Hiramine. Ele faz parte de uma comissão formada por servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) e da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG). Os objetos da licitação são quatro Estações de BRT no corredor Leste/Oeste e duas no corredor Norte/Sul. A tecnologia promete dar mais agilidade e compatibilidade nos projetos de arquitetura e engenharia, além de possibilitar um maior controle na fase de obra. A medida significará, na prática, o pontapé inicial para adoção da metodologia BIM no estado de Pernambuco.


Teo Hiramine teve o primeiro contato com a temática em 2019, quando assistiu a uma palestra sobre implementação BIM no setor público. Já em janeiro desse ano, ingressou no Programa de Extensão Tecnológica do Governo (PET-GOV, atual JIGA-PE) de Implementação BIM, uma parceria entre o Governo de Pernambuco, através da Usina Pernambucana de Inovação, a UFPE e a UPE para disseminação Da nova metodologia no estado. Em março desse ano, iniciou a Especialização em BIM da UFPE, a qual conclui em agosto do que vem. No decorrer do ano, participou de congressos presenciais e online, quando teve contato com experiências Brasil afora na adoção do BIM.


Para Teo Hiramine, o BIM é uma inovação tecnológica disruptiva. “Essa tecnologia promove uma série de mudanças nos processos e políticas da instituição, pois exige que as partes interessadas trabalhem de forma colaborativa a partir de uma coordenação integrada e compatibilização de projetos de forma iterativa. A metodologia traz benefícios para todas as fases do ciclo de vida do empreendimento, reduzindo os erros, aumentando a confiabilidade dos quantitativos e contribuindo para a redução dos prazos e custos futuros da obra. Esperamos que a nossa experiência possa contribuir para a disseminação do BIM no estado”, conclui.


Ainda segundo o GGOV, a participação dos Gestores Governamentais nos principais projetos desenvolvidos no estado atesta a expertise da categoria. “Nossas digitais estão registradas na maior parte das ações exitosas implementadas pelo estado e servem para demonstrar a importância de servidores especialistas em gestão”, analisa.
A equipe técnica é composta pelas engenheiras Ana Melissa Gomes, Marina Corral e Rossana Alencar e a arquiteta Cibele Bezerra, além do representante da SEPLAG, o Gestor Governamental e pós-graduando em BIM Teo Hiramine.

Fonte: Com informações da Comunicação da SEPLAG e do SINDGESTOR-PE

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/