Notícias

 

Cheias: Gestor Governamental concorre a prêmio de literatura promovido pela Amazon

09 de Novembro de 2022



O Gestor Governamental Luiz Ernesto Mellet foi pré-selecionado ao Prêmio Kindle de Literatura - 7ª Edição, promovido pela Amazon.com.br em parceria com o Grupo Editorial Record, com o livro Cheias. A obra foi escrita no estilo New Journalism, uma escola criada pelo escritor e jornalista norte-americano Truman Capote (1956), unindo o jornalismo à literatura. O livro já se encontra na plataforma Kindle e seu lançamento acontece as 18h desta sexta-feira (11), através de uma live no Instagram no pefil do autor (@luizernestomellet).


Cheias é o terceiro livro do jornalista, escritor e Gestor Governamental, Luiz Ernesto Mellet. A obra aborda as políticas públicas implementadas no período de duas cheias, as de 2010 e 2017, nos governos de Eduardo Campos e Paulo Câmara. É um romance-reportagem baseado em fatos reais, tem a apresentação do governador Paulo Câmara e está sendo vendido pela Amazon, com renda doada para centros assistenciais de crianças e idosos.


Fruto de um verdadeiro garimpo do Gestor Governamental, iniciado em 2017 por encomenda do Palácio do Governo, Cheias revela preciosidades como o primeiro dique de Afogados, construído por Maurício de Nassau, a primeira barragem de contenção de águas em território brasileiro, além de todas as histórias das grandes cheias de 1924, 1966, 2002, 2004, 2005 e, finalmente, as de 2010 e 2017. O escritor lembra que não existe um só livro falando sobre essas cheias em Pernambuco. “Escrevi no estilo New Journalism, para que isso não fosse algo engessado ou maçante. As enchentes de 2010 deixaram a lição de que não se pode negligenciar o meio ambiente, especialmente numa região de tanta complexidade social, geográfica e econômica como a Mata Sul de Pernambuco. Contudo, olhando para trás vemos que a ação do governo do Estado se não evitou a tragédia, ao menos conseguiu reduzir sua extensão”, comenta.


A obra de Mellet está dividida em duas partes. A Parte Um é introdutória, sobre a história, a geografia, a vegetação, o clima, a economia, os rios e outros assuntos, a fim de que o leitor possa conhecer as particularidades de Pernambuco que tornam seu território tão suscetíveis às inundações. O drama humano e o esforço do Estado na mitigação dos efeitos das cheias de 2010 e 2017 estão na Parte Dois. “Trata-se da tentativa de retratar com tintas épicas as chuvas de proporções bíblicas que desabaram em Pernambuco, levando o governo e o povo ao enfrentamento de inundações que não pode ser entendido apenas como uma reação impetuosa da mãe natureza. Nas páginas, o leitor vai poder mergulhar nas águas turvas das cheias e por si mesmo tirar as conclusões a respeito das circunstâncias e dos fatos que as provocam”, revela.
Luiz Ernesto Mellet é jornalista e escritor. Além de Cheias, é também autor de outros dois livros: a ficção científica 2093, uma distopia sobre o Recife, publicado na Espanha e primeira ficção produzida no Nordeste. Seu segundo romance é o regionalista Ao Pé do Mar.


SERVIÇO:

Live de lançamento do livro Cheias

Quando: nesta sexta-feira (11), as 18h

Onde: No perfil @luizernestomellet do Instagram.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/