Notícias

 

Revista Internacional aprova e publica artigo de Gestoras Governamentais

17 de Maio de 2022



As Gestoras Governamentais Renata Lapenda e Carolina Romeira tiveram, recentemente, um artigo científico aprovado e publicado na International Journal of Development Resort, uma revista internacional de Qualis A2 na CAPES, algo como “a medalha de prata” das revistas, cuja linha editorial trata sobre desenvolvimento de pessoas e empresas. No artigo, com forte repercussão nos meios de comunicação, as GGOVs explicaram como a ESAFAZ - Escola Fazendária de Pernambuco, promove o processo de aprendizagem dos servidores da Secretaria da Fazenda, a fim de registrar e reconhecer no mundo acadêmico como o Programa de Educação Corporativa de Pernambuco agiu com criatividade e êxito para continuar capacitando seus servidores durante período da Pandemia pela Covid-19. A ESAFAZ é uma das quatro Escolas de Governo ligadas ao Programa de Educação Corporativa do Poder Executivo de Pernambuco, comandado pela Secretara de Administração, e que ainda conta com o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco - CEFOSPE, a ESCOLA PENITENCIÁRIA e a Academia Integrada de Defesa Social - ACIDES.

Vale destacar que Renata Lapenda, cedida à UPE, e Carolina Romeira, atualmente cedida à Prefeitura do Recife, foram aprovadas, respectivamente, nos primeiro e segundo lugares da seleção para o Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da FCAP - Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco, componente da Universidade de Pernambuco - UPE, e isso sem terem concorrido à reserva de vagas a que tinham direito por estarem, na época da seleção, na UPE.

Além disso, as Gestoras, visando fazer a diferença no serviço público e “quebrando” o velho paradigma de que o servidor público não consegue realizar grandes feitos, escolheram fazer suas pesquisas e dissertações focando num legado concreto para ser replicado no Poder Executivo estadual do Governo de Pernambuco. A dissertação que Renata está fazendo versa sobre um plano de capacitação focado em reaprendizagem e criatividade para os líderes do Poder Executivo, e Carolina está fazendo seu trabalho sobre a Implantação do Teletrabalho em Pernambuco. Elas desejam, com isso, deixar pesquisas e experimentos que possam ser continuados e replicados, até como forma de retribuírem a oportunidade de fazerem essa formação.

Para Renata Lapenda, é uma dupla felicidade ter sido aprovada no mestrado, visto que a aprovação aconteceu logo após ter saído vitoriosa na luta contra um grave tumor no crânio. “Fui agraciada com um milagre de Deus, que me permitiu ser aprovada em um importante Mestrado, em primeiro lugar. E ainda ao lado de uma amiga querida, numa turma que conta com pessoas e professores que amam estudar e que são desejosos de deixarem um legado importante para a sociedade. Me sinto privilegiada, lisonjeada e realizada, porque, como servidora do Poder Executivo de Pernambuco desde 2006, abracei a tão importante missão que temos. E sei dos desafios e carências de iniciativas que possam, efetivamente, agregar valor e nos ajudar a continuar oferecendo o melhor em serviços, produtos, projetos e programas para os cidadãos. Quero deixar um legado para as próximas gerações e dar, aos Gestores Governamentais, o mérito de que podemos e sabemos fazer a diferença por onde passamos. E é muito bom saber que um dos grandes focos da atual direção do SindGestor é dar destaque a essas nossas ações e iniciativas” – analisa.

E tem mais palmas para essas notáveis Gestoras Governamentais, porque, no ano de 2021, além da publicação internacional mencionada, elas também tiveram uma publicação aceita pela EXACTA, uma revista de engenharia de produção importante no mundo acadêmico, de Qualis B1 na CAPES. O artigo tratou sobre a APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA no Centro de Formação dos Servidores e Empregados do Estado de Pernambuco, o CEFOSPE, e destacou a atuação diferencial do Centro para continuar capacitando os servidores em meio à pandemia, tendo de se reinventar. O trabalho também citou a promoção de Lives de capacitação e sensibilização e os cursos realizados através da plataforma Teams, marcando o Centro como uma Escola de Governo que persistiu e se reinventou, e mostrando à Academia as iniciativas reais e exitosas que o Poder Executivo de Pernambuco vem implantando por meio de seus servidores.

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/