Notícias

 

Trabalho de Gestores Governamentais recebe prêmio concedido pela FGV, IMDS e ENAP

29 de Abril de 2022



Em reconhecimento aos gestores de órgãos da administração federal, estadual e municipal de todo o país que fundamentam suas decisões e mensuram seus resultados, a primeira edição do Prêmio Evidência reconheceu a proposta Pacto pela Educação de Pernambuco (PPE) – dos Gestores Governamentais, Cíntia Notaro, Dalva Carvalho, Silvana Nunes, Janaína Sobral, Adriano Ramos, Roberto de Oliveira, Christiany Patriota, Nathalia Castro, Eduardo Nascimento e Diego Rodrigues – como uma das vencedoras, ficando em segunda colocada dentre 53 iniciativas inscritas no Prêmio. A cerimônia de premiação aconteceu na última segunda-feira, 25 de abril, na sede da Enap, em Brasília e contou com a presença do Secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Alexandre Rebelo, e da Secretária Executiva de Gestão para Resultados e Gestora Governamental, Maria Teresa Araújo, que receberam o prêmio juntamente com os Gestores Governamentais autores da proposta. O evento foi transmitido online e está disponível no canal de YouTube da Enap.

Foram premiadas as políticas públicas em território nacional que se destacaram pelo uso de evidências cientificamente fundamentadas, já finalizadas nos últimos 24 meses. O Gestor Governamental e Gerente Geral de Gestão para Resultados na Educação do Estado, Eduardo Nascimento, faz a leitura de que todos os resultados que o Estado tem proporcionado à sociedade passam pela carreira. “Não tem como imaginar uma política pública, um programa ou um projeto, que não tenha a participação dos Gestores Governamentais, seja planejando a ação, executando, monitorando ou até fazendo as medidas corretivas. É muita satisfação ver como uma carreira que tem tão pouco tempo de Estado (2008), consegue hoje ser imprescindível. No meu caso, uma satisfação ainda maior liderando e gerenciando aqui as políticas educacionais”, avalia. Para Eduardo, as práticas exitosas não podem se limitar às fronteiras de Pernambuco. “Então, é uma honra ter a oportunidade de disseminar o PPE, executado por gestores de carreira, para que outros estados possam ver um modelo exitoso que já dura vários anos, demonstrando que não podemos abrir mão de ter profissionais em planejamento, orçamento, gestão, administração e controle interno. Nossa carreira se consolida como uma carreira de Estado, contribuindo tecnicamente e levando evidências para tomadas de decisão”, registra.

Para o Gestor Governamental, Roberto Oliveira, é uma grande satisfação poder contribuir com o sucesso da educação de Pernambuco e de seus estudantes. “Essa é uma forma de mostrar as nossas entregas à sociedade, uma maneira de mostrar que trabalhamos em prol da oferta de um serviço público de qualidade. Os GGOV costumam pautar seu trabalho em evidências e este tipo de espaço atesta esta característica”, comenta.

O Prêmio Evidência foi criado com o objetivo de reconhecer e divulgar políticas públicas que fazem uso de evidências em suas múltiplas etapas, bem como valorizar a interação entre a pesquisa científica e a gestão de políticas públicas. A premiação é uma parceria entre o Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil (FGV EESP Clear), o Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

“Estou me sentindo muito feliz por saber que o nosso trabalho está sendo reconhecido. Esse prêmio irá contribuir para a divulgação do trabalho dos Gestores Governamentais a nível nacional. Somos especialistas em trabalhar com políticas públicas. No caso do PPE, atuamos nos três níveis: estratégico (secretários estaduais e municipais de educação), tático (gerentes regionais de educação) e operacional (gestores escolares e professores), explica o Gestor Governamental Diego Rodrigues.

Segundo a GGOV Christiany Patriota, o que faz diferença é a presença estratégica e acessível do Gestor Governamental. “Procuramos entender do negócio e atuar de forma presente, entregando produtos que facilitam e favorecem o trabalho da rede estadual de educação como um todo. Nessa troca, a gente leva gestão, capacitação e instrumentos. Nessa conexão, tomamos conhecimento sobre a realidade da nossa educação e buscamos atuar de forma assertiva. Estar nesse lugar para mim é uma honra e, ao mesmo tempo, muita responsabilidade. E trato isso com profundo respeito. Com essa premiação, tornamos pública a presença e a atuação do Núcleo de Gestão para Resultados (NGR) para a sociedade da qual fazemos parte. Mostrar a importância do nosso papel na Política Pública do Pacto pela Educação como resposta em atenção às suas demandas educacionais é um verdadeiro diferencial. Vejo nossa contribuição como possibilidade de despertar em outros estados e municípios o desejo de também melhorarem os seus índices educacionais, replicando um modelo que dá certo!”, afirma.

O Pacto pela Educação
O PPE foi lançado em 2011 com o objetivo principal de elevar a qualidade da educação, de forma prioritária, abrangendo todos os estudantes da rede estadual de Ensino Médio. A partir de 2015, foram incluídas também as escolas do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF), com as turmas dos 6º ao 9º ano. Especificamente, o Programa proporciona aos alunos o acesso a escolas mais atrativas, bem equipadas, com metodologias de ensino adequadas e professores mais preparados. Fortemente calcado na participação popular e na transparência das informações, o PPE busca alinhar as ações estratégicas do Governo para obter melhorias nos serviços ofertados, através dos indicadores educacionais, estabelecendo uma metodologia de formulação e pactuação de metas, de monitoramento e avaliação periódicas dos resultados por escola, elaboração, implantação de ações corretivas e o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE). Esses mecanismos permitem mensurar objetivamente o desempenho das ações educacionais desenvolvidas pela Secretaria de Educação (SEE) com a Secretaria de Planejamento (SEPLAG).

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/