Notícias

 

Combate à poluição no rio Capibaribe é premiado no Usina de Inovação de Pernambuco e conta com ação de Gestores Governamentais

26 de Novembro de 2021



Gestores Governamentais aplicaram metodologia de gerenciamento de projetos no acompanhamento do Sistema de Esgotamento Sanitário de Santa Cruz do Capibaribe e seus resultados destacam a importância da categoria. A ação acontece em composição com o Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco, numa parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, tendo como principal objetivo combater a poluição no rio Capibaribe.

A obra foi realizada no período de dois anos (de 2018 a 2020) com investimentos na ordem de R$ 103 milhões e concluída dentro do prazo e do custo estimados inicialmente, beneficiando diretamente cerca de 110 mil habitantes locais. Antes, o município despejava 100% do esgoto doméstico diretamente no rio sem tratamento e, após a conclusão da ação, o índice de coleta de esgoto no município passou de zero para 95%. “Para se ter uma ideia da relevância da iniciativa, ela não trata de uma única inovação, mas de cinco! Além dos benefícios próprios do sistema de esgotamento sanitário, como melhora na qualidade de vida e saúde da população e redução da poluição do rio Capibaribe, entregamos inovações importantes que podem ser replicadas em outros projetos, como o modelo de contratação empregado, combinando duas ferramentas (Turn-key e Operação Assistida) que deram um ganho de tempo e qualidade ao projeto, já que a mesma empresa ficou responsável pela elaboração e execução do projeto, além do apoio técnico durante o primeiro ano de funcionamento do sistema”, avalia o Gestor Governamental Teo Hiramine. Segundo ele, a simplificação do projeto, concebido inicialmente no modelo separador absoluto e passando para o modelo unitário, reduziu em 50% tanto o custo quanto o tempo de sua execução, o que levou à aprovação do financiamento pelo Banco Mundial e permitiu a sua realização. Destaca-se no projeto sua atenção com a sustentabilidade, pois contemplou o reuso da água do efluente tratado para rega urbana de áreas verdes do município e a reciclagem dos resíduos gerados pelo processo de tratamento de esgoto, que passou a ser usado como fertilizante agrícola para diversas culturas da região, o que demonstra um alinhamento com a comunidade internacional no que tange às questões ambientais da atualidade. “Desmistificamos esse ramo de atividade, considerado mais tradicional. Inovação não se limita à área de TI (Tecnologia da Informação) ou à criação de App (Aplicativo Móvel), mas diz respeito a pensar no problema e criar uma solução para ele. E isso é o que os Gestores Governamentais fazem o tempo todo nas suas mais diversas atuações no estado de Pernambuco”, salienta o GGOV.

A Gestora Governamental Patrícia Pontual entende que o projeto é um reflexo do engajamento do GGOV com o serviço público. “Eu me sinto muito orgulhosa em fazer parte dessa carreira e estar configurando na equipe, numa obra que saneou a cidade que antes tinha 0% de seu esgoto tratado e agora tem 95%, contribuindo para o meio ambiente. Uma obra pública de R$ 100 milhões de reais, concluída dentro do prazo e dentro do custo previstos e trazendo bastante inovação desde a sua forma de contratação até a forma de tratar os efluentes desse tipo de serviço. O Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), todo formado por Gestores Governamentais, contribuiu bastante com a execução dessa ação de sucesso, aportando metodologia de gerenciamento de projetos para a execução da obra”, avalia.

O prêmio Usina de Inovação de Pernambuco ocorreu em 25 de novembro no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco e reconhece iniciativas transformadoras na administração pública de Pernambuco com o objetivo de melhorar a prestação dos serviços à população. A premiação contou com 14 projetos inscritos de diversas secretarias do estado.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/