Notícias

 

Gestoras Governamentais são premiadas com Melhor Relato Técnico do VIII Encontro Brasileiro de Administração Pública

17 de Novembro de 2021



Em evento nacional que busca evidenciar inovações que auxiliem pesquisadores, estudiosos e técnicos a pensarem em soluções para possíveis cenários projetados para a próxima década, de 3 a 5 de novembro foi realizado em Brasília o VIII Encontro Brasileiro de Administração Pública (VIII EBAP). Na ocasião, as Gestoras Governamentais Luzy Maciel e Mariana Moreira foram destaque como melhor Relato Técnico do evento, entre os 20 Grupos de Trabalho do EBAP.

A produção “Monitoramento Institucional na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco: Implementando um novo processo”, de autoria das Gestoras Governamentais Luzy Maciel e Mariana Moreira foi premiado como o melhor relato técnico do evento. Além desse trabalho, as gestoras Luzy e Mariana juntamente com Anna Carollyna Morais também participaram do evento com mais um relato técnico intitulado “Planejamento Estratégico Organizacional do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco aplicado na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco”. Os dois relatos técnicos foram apresentados no Grupo de Trabalho Gestão de Organizações Públicas (GT 3), na tarde do dia 04 de novembro, de forma virtual.

Os relatos técnicos são avaliados conforme uma série de critérios, dentre eles, relevância ou novidade prática, clareza da exposição do problema prático, contextualização da situação problema, apresentação objetiva do relato da experiência e dos seus resultados, orientações práticas para casos similares ou recomendações para tomadores de decisão.

O Melhor Relato Técnico do VIII EBAP diz respeito ao Monitoramento Institucional na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco. Realizado de forma inédita em 2020, que constitui um marco decisivo para a consolidação da cultura de Planejamento Estratégico no setor público de Pernambuco. O objetivo desse relato técnico foi apresentar o monitoramento institucional realizado com base em um modelo integrativo e colaborativo, a avaliação dos resultados e ações corretivas, bem como o replanejamento para o ciclo de 2021. Ao monitorar os resultados de indicadores e iniciativas, tornou-se possível acompanhar em detalhes o andamento das ações e o comportamento dos indicadores, possibilitando identificar problemas e soluções. As dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 trouxeram desafios para adaptar o monitoramento e permitir sua implementação, que só foi viável devido à adoção de metodologia, ferramentas e instrumentos de planejamento e monitoramento, além do engajamento e participação da alta liderança e demais colaboradores da Secretaria.

Segundo a Gestora Governamental Luzy Maciel, a explanação da temática tem como importância a disseminação de boas práticas e a troca de experiência com outros players do setor público. “Os relatos de cunho técnico contam sobre a experiência da Secretaria unindo teoria e prática. Disseminar temática sobre o assunto traz expressiva contribuição dos Gestores Governamentais para o fortalecimento da gestão pública e a melhoria paulatina e incremental das metodologias e técnicas utilizadas. Importante ressaltar que grande parte das teorias da administração foram criadas e testadas no setor privado, sendo trazidas e adaptadas ao longo das décadas para o setor público. O debate acerca das experiências traz importante contribuição para a validação e evolução dessas aplicações na gestão pública”, analisa.

A Gestora Governamental Mariana Moreira lembra que o VIII EBAP reúne profissionais e acadêmicos de todo o Brasil, sendo um importante espaço para troca de conhecimentos e experiências nas mais diversas áreas da gestão pública. “Por isso, acho muito importante a participação de gestores governamentais nesse tipo de evento. O prêmio de melhor artigo técnico do VIII EBAP é um reconhecimento do nosso trabalho como Gestores Governamentais e vem reforçar o comprometimento, expertise e contribuição da nossa categoria para melhoria da gestão pública”, destaca.

O outro relato Técnico é referente ao Planejamento Estratégico Organizacional do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, aplicado na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco, descrevendo a análise, ajustes, lições aprendidas e boas práticas resultantes do processo de implementação do planejamento estratégico dentro da SEPLAG, através do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco aportado nas Instituições do Estado desde 2015.

A GGOV Anna Carollyna Morais acredita que o VII EBAP foi uma excelente oportunidade para os Gestores Governamentais apresentarem suas expertises. “É muito significante expor em eventos deste porte a nossa forma de fazer gestão, em especial de fazer planejamento e monitoramento nas instituições públicas. Representa um momento de compartilhar e disseminar nossas boas experiências e, através disso, ampliar o nosso horizonte de contribuição para além do estado de Pernambuco. Isso destaca nosso estado como referência e agrega muito valor à nossa atuação, como uma carreira que existe para ampliar a capacidade de gerir e gerar resultados nas instituições públicas. Sinto-me muito feliz em poder contribuir dessa forma”, registra Carollyna, coautora do segundo relato.

Para obter mais informações sobre os relatos, é só acessar:
https://www.idp.edu.br/ebap2021/ 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/