Notícias

 

GGOVs contribuem com livro sobre gestão de dados na política pública de segurança

26 de Maio de 2021



A doutora e professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Edilene Maria da Silva, lança, nessa quinta-feira (27), o livro Dados e Informação como Ativos para Gestão por Resultados, no canal do YouTube da universidade. O livro é fruto de oito anos de pesquisas e conta com a contribuição dos Gestores Governamentais do Núcleo de Gestão por Resultados (NGPR) | Pacto Pela Vida (PPV). O lançamento contará com a participação da Secretária Executiva de Gestão Por Resultados da Prefeitura da Cidade do Recife e Gestora Governamental, Pâmela Alves.

“Posso afirmar que meu trabalho tem uma contribuição fundamental dos Gestores Governamentais do NGPR, porque eles foram minha grande fonte de informação e, a partir deles, eu conheci outras instâncias do Estado que utilizam dados de informação. Agradeço, e muito, o apoio dos GGOVs no entendimento do que é essa gestão de dados e todo o cuidado que se tem no processamento e tratamento do material para que tudo seja transformado em tomada de decisão e em conhecimento, auxiliando realmente o monitoramento do Pacto Pela Vida”, registra a autora.

Quando Edilene Silva iniciou seu Doutorado (2012), no Programa de Ciência da Informação (UFPB), optou pelo Pacto Pela Vida como objeto de estudo. “A partir daí, fui apresentada a outros gestores até chegar ao Núcleo de Gestão por Resultados do Pacto Pela Vida, quando os Gestores Governamentais me mostraram como era feito todo o processo. Por meio dos GGOVs eu pude visitar algumas delegacias e ver de perto suas realidades de coleta. No livro, eu descrevo todo o processo desde a produção e coleta dos dados até o seu tratamento. Vi que essas informações vem sendo utilizadas para a geração de conhecimento, tomada de decisão e monitoramento de uma política pública da área de segurança”, descreve.

O livro tem um arcabouço teórico sobre administração pública, gestão por resultados, gestão de dados e informação e explica como se dá o exercício de poderes por meio da gestão da informação e seu uso. Para Edilene, nesses oito anos muita coisa mudou. “Quando comecei minha pesquisa, as planilhas eram em Excel e agora estão no sistema de BI (Business Intelligence). Creio que essa agilidade trouxe uma inovação para a Gestão de Dados e Informação para o Pacto Pela Vida e empoderou os Gestores Governamentais, permitindo que possam tomar decisões muito mais rápidas. Com esse ganho de tempo, os GGOVs passaram a se dedicar muito mais ao processo de capacitação e gestão de gestores da PM e outros órgãos para que estes usem esses dados para tomada de decisão. Em meu livro, eu destaco o trabalho desses GGOVs do NGPR e como o trabalho deles evoluiu”, examina.

"Fui muito bem acolhida e eles me informaram tudo o que eu precisava para que o livro saísse atualizado e refletisse a realidade do momento presente e isso tudo contribuiu para que eu acrescentasse três capítulos inéditos ao livro, e já faço uma defesa de que o Governo do Estado transforme esses dados em formato aberto, para que outras instâncias, pesquisadores de universidade, de institutos relacionados à segurança pública, ONGs possam utilizar os conteúdos para produzir novos insights e contribuir com o melhoramento dessa política pública. Atualmente, muitos desses dados já estão sendo disponibilizados e eu acredito que isso já seja fruto do trabalho dos GGOVs" analisa a autora.

Para adquirir o livro com código de desconto, Edilene disponibiliza seus endereços eletrônicos das redes sociais:

Linkedin: http://linkedin.com/in/edilene-silva-5b799718a

Instagram: @edilenesilva_ufpe

Fabebook @prof.edilenesilva 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/