Notícias

 

GGOVs contribuem com queda dos índices de violência e criminalidade em Pernambuco pelo segundo mês consecutivo

24 de Março de 2021



Janeiro e fevereiro foram meses históricos do Pacto Pela Vida, sendo o melhor bimestre de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) dos últimos seis anos. Nesse período, houve redução da violência e criminalidade em Pernambuco, acenando perspectivas para 2021 bem positivas para o mês de março e fechamento do primeiro trimestre deste ano. O Gestor Governamental Ricardo Albuquerque, Gerente Geral do Núcleo de Gestão por Resultados (NGR) na Secretaria de Defesa Social (SDS), anuncia que novos projetos já estão sendo desenvolvidos para consolidar esses índices, a exemplo do “Monitor de Justiça”, cujo escopo é o monitoramento da persecução penal dos casos de homicídio na Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e Defensoria Pública, além da “Operação Zodíaco”, desenvolvida pela SDS com recursos financeiros extras a fim de reforçar ações nas 12 áreas integradas de segurança que mais contribuem com os CVLI, no Estado.

O GGOV está bastante entusiasmado, devido à importância do impacto dessa conquista para a sociedade pernambucana. “Entendo que a política pública de segurança do Estado, denominada Pacto pela Vida (PpV) está na direção certa para a redução dos índices de criminalidade, sobretudo no que diz respeito ao CVLI e ao Crime Violento Patrimonial (CVP). Entretanto, tenho muita clareza quanto aos desafios que temos para manter e consolidar os bons resultados alcançados”, analisa.

Segundo Ricardo Albuquerque, a carreira de Gestor Governamental introduziu no Estado profissionais especializados na Gestão Pública. “Isso se dá em diversas áreas, onde os GGOVs fornecem e atuam com ferramentas de gestão de maneira técnica e científica, com dados e evidências que otimizam diversas atividades estatais e, principalmente, as políticas públicas. A qualidade técnica dos gestores é, sem dúvida, inegável e esse conhecimento contribui muito para deixar o estado mais eficiente”, registra. Para ele, à medida que o trabalho do Gestor Governamental é comprovado através de resultados positivos, é natural que a carreira ganhe mais credibilidade. “Com isso, recebemos novos desafios e outros reconhecimentos. Tudo isso fortalece nossa carreira e a torna fundamental para o bom desempenho do Estado e para melhores entregas à sociedade”.

O NGR na SDS é formado exclusivamente por Gestores Governamentais, que contribuem de maneira fundamental para o êxito do Pacto pela Vida. “Destaco nosso assessoramento técnico na tomada de decisões, no planejamento dos recursos e no monitoramento dos resultados, baseados em indicadores de processos e de resultados”, avalia Ricardo. O assessoramento ao qual ele se refere consiste na disponibilidade de dados e informações técnicas, fornecidos pelos GGOVs baseando-se em evidências para que os gestores de nível estratégico, tático e operacional envolvidos não apenas na segurança pública otimizem a aplicação dos recursos, com o objetivo de diminuir a criminalidade.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/