Notícias

 

Debate nacional sobre contratação pública com GGOV Juliana Cau

19 de Março de 2021



A Gestora Governamental Juliana Cau foi a convidada de ontem (18), no “Brasil Unido pela Saúde – Lições de Combate à Covid-19”, uma série de debates promovidos a nível nacional pela Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado | Conacate, com personalidades que são destaque em todo o país. Juliana falou sobre “Contratação em saúde pública e a crise da COVID-19”. Ela é Gestora Governamental de carreira há 10 anos, cedida atualmente à Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco como Diretora de Monitoramento e Gestão Estratégica.

O debate contou com a participação de Núbia Dias (presidente do SindSaúde MG), Antônio Carlos Fernandes (presidente da Conacate) e, como moderador, o presidente da Federação Nacional de Carreiras de Gestão de Políticas Públicas | Fenagesp, o GGOV Cid Menezes (também presidente do Sindgestor-PE e Vice-Presidente da Conacate).

Segundo Juliana, nesse contexto de pandemia os Gestores Governamentais atuaram em várias frentes, inclusive com compras públicas. “Foi tudo muito rápido e avassalador. Planejamento nunca foi algo muito simples de se fazer e falar de planejamento num estado de calamidade é ainda mais complicado. Se, antes, já tínhamos dificuldades, elas só se potencializaram. A escassez que tivemos foi gerada pela demanda simultânea. Todo o mundo demandando por recursos, medicamentos, equipamentos e, muitas vezes, não tínhamos sequer a segurança de que aquele produto ou equipamento seriam adequados para aquela situação, ou como tomar a decisão de compra com a celeridade que a situação exige, sem entrar necessariamente no ritmo normal de contratação”, explica.

Para a Gestora Governamental, a situação ainda é muito desafiadora para a equipe. “Nunca estamos preparados para uma calamidade como essa. Sofremos, pois muitos dos que tiveram de trabalhar presencialmente ou eram grupo de risco, ou adoeceram também, e outra parte se viu sobrecarregada”, relata.

“Eu acredito que ter Gestores Governamentais, profissionais de carreira nesses espaços, técnicos e especialistas, faz sim uma grande diferença porque eles trazem consigo uma segurança e um rigor técnico | jurídico necessários, de fato. Flexibilizamos o processo diante de um estado de calamidade, mas não podemos perder de vista nosso compromisso com o controle, com a transparência, com a coisa pública e com o recurso público. Ter esses técnicos é fundamental e temos esse time aqui em Pernambuco, muito preparado”, avalia Juliana.

O encontro está disponível para quem quiser assistir aos dois GGOVs pernambucanos em:  https://youtu.be/gOyLy0OqIKU

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/