Notícias

 

Pernambuco conquista primeiro lugar no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal do Tesouro Nacional

15 de Dezembro de 2020



Com a marca de 94,7% de acertos, Pernambuco saiu-se bem nas quatro dimensões do Ranking de Qualidade da Informação Contábil e fiscal 2020, através da participação e do trabalho diferenciado dos Gestores Governamentais. A iniciativa do ranking é uma promoção da Secretaria do Tesouro Nacional, criada para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro | SICONFI, disponibilizadas para acesso público. As categorias do ranking estavam ligadas à Gestão da Informação, Informações Contábeis, Informações Fiscais e Informações Contábeis x Fiscais.

A política exitosa do Governo do Estado de Pernambuco, de ceder gestores e os posicionarem em núcleos nas Secretarias vem dando resultado. Os Gestores quando em pontos estratégicos da administração colaboram para o Ciclo de Gestão, fazendo um trabalho diferenciado nas setoriais.

Para o GGGOV José Adelino Neto, esse resultado evidencia a importância da atuação dos Gestores Governamentais. “Estamos à frente de diversos órgãos do Governo do Estado de Pernambuco, na busca diária pela evidenciação e o adequado registro contábil de forma convergente com as normas contábeis em vigor no país, transformando a informação contábil em uma ferramenta útil e tempestiva para a tomada de decisão dos Gestores e transparente para o fortalecimento do controle social", destaca.

O Ranking Contábil e Fiscal tem por objetivo fomentar a melhoria da qualidade da informação utilizada pelo Tesouro Nacional e usuários dessa informação, através de verificações simples da igualdade de valores entre relatórios diferentes. Mas, em 2020 as verificações foram mais complexas e tiveram mais peso no ranqueamento. “Isso aponta para o nível de complexidade do trabalho desenvolvido pelos GGOVs”, analisa a Gestora Governamental Iva Souza.

 “Agradeço a todas e a todos os GGOVs, pois isso é uma conquista nossa, conjunta. Trabalhar assim permite que tenhamos cada vez mais nossa contabilização de maneira transparente e com qualidade”, destaca o Contador Geral do Estado, Raimundo Nonato Farias.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/