Notícias

 

GGOVs lançam artigo em evento virtual internacional numa das mais respeitadas instituições de ensino do país

16 de Outubro de 2020



O Gestor Governamental Alberto Brandão apresentou, na tarde dessa sexta (16), o artigo ‘Utilizando online focus group para aprimorar um programa de formação de gestores públicos durante a pandemia do Covid-19’, um trabalho produzido em conjunto com as também Gestoras Governamentais Ana Paula Lima e Nathália Farias, durante o ‘10º Seminário Internacional de Administração Pública’, um evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), um centro de excelência no ensino, pesquisa e extensão, com sedes em Brasília e São Paulo, uma das mais respeitadas instituições de ensino superior no Brasil. O evento vem crescendo ano a ano e em 2020 está sendo realizado na versão virtual face à pandemia instalada de Covid-19, entre os dias 14 e 16 de outubro. Os três GGOVs são ligados ao Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IG) e ao Núcleo de Gestão do Conhecimento (NGC), da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).  

O evento de dimensão internacional, cujo tema deste ano foi "Desafios e oportunidades da Administração Pública brasileira: um olhar para os efeitos da pandemia na gestão governamental e na economia nacional", contou em seu dia de abertura com a presença de autoridades nacionais como o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Prof. Dr. Gilmar Mendes, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o Governador do Maranhão, Flávio Dino.

Segundo Alberto Brandão, o trabalho representou um esforço da equipe do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE) no sentido de buscar meios para compreender como as mudanças ocorridas em face ao distanciamento imposto em função da Covid-19 afetaram os Gestores Governamentais na busca por capacitação no Programa de Formação Continuada - PFC. Ele explica que foi realizada uma pesquisa quantitativa e também a aplicação da técnica online focus group para se avaliar qualitativamente os impactos promovidos pelo distanciamento e as percepções dos gestores sobre como poderiam se desenvolver as atividades de capacitação. “A atividade envolveu a participação à distância de um conjunto de 11 Gestores Governamentais em uma sala virtual, onde debateram questões previamente formuladas pela equipe do IGPE. A atividade contou com a moderação dos autores do artigo”, relata.

Entre os resultados da aplicação do online focus group destacam-se a maior customização das ações de capacitação, com o desenvolvimento de cursos voltados para a compreensão do “negócio” das várias secretárias e órgão do Estado; a melhoria dos instrumentos de avaliação das capacitações, com a verificação de aderência dos conteúdos às atividades laborais e a realização de processo interno de recrutamento e seleção de novos instrutores, com a sugestão da criação de um programa de formação de instrutores.

“A participação de Gestores Governamentais em um evento deste porte representa uma forma importante de difusão do conhecimento científico gerado pela administração pública, servindo também como uma forma de destacar a importância dos servidores públicos no desenvolvimento de alternativas inovadoras, diante do contexto pandêmico vivenciado”, avalia Alberto Brandão.

Alberto Siqueira Brandão é Doutor em Administração (Universidade Federal de Pernambuco/UFPE) e Mestre em Administração (Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN). Ana Paula de Souza Lima é Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e Nathália Luíza Farias da Silva é Mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os trabalhos apresentados serão publicados em formato virtual no site do IDP na modalidade ‘Anais de Evento Científico’ após a realização do seminário.

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/