Notícias

 

Maíra Fischer fala sobre o crescimento da economia e a contribuição dos GGOVs nesse resultado

25 de Setembro de 2020



Entrevistada pela TV Globo em reportagem recente, a Gestora Governamental Maíra Fischer apresentou dados apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último mês de Julho, que apontam para o crescimento na ordem de 18,9 % nas vendas do comércio varejista em Pernambuco, levando o Estado ao segundo lugar no ranking nordestino e em terceira posição do país na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do instituto. Segundo ela, entre os fatores positivos estão a retomada da economia proporcionada pela execução do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. Atualmente, Maíra é secretária executiva de Políticas de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

A GGOV explica que o resultado mensal divulgado também mostra alta de 9% no volume de vendas do varejo estadual em relação a julho de 2019, quando o país experimentava condições pré-pandemia. Importante destacar que o IBGE destacou ontem o crescimento expressivo da produção industrial do Estado (17%) no mesmo mês, o que reflete as medidas  implementadas pelo Governo do Estado para não paralisar as atividades industriais durante a pandemia, incluindo o fortalecimento da cadeia de distribuição e o direcionamento de parte da atividade para novas demandas.

“A necessidade de manter a população em quarentena, durante os meses mais críticos de combate ao coronavírus, influenciou no resultado do acumulado do ano de 2020, que ainda está negativo aqui em Pernambuco (-8,3% de janeiro a julho). Mas essa situação deve se reverter a partir do próximo mês. Atualmente temos 97% dos setores econômicos já com suas atividades retomadas, o que só foi possível graças ao planejamento adotado pelo Estado para assegurar a eficácia do Plano de Convivência”, pontuou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Maíra Fischer.

O Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, lançado pelo Governo do Estado no dia 1º de junho, é um cronograma dinâmico, dividido em 11 etapas, que evolui regionalmente e avança de acordo com os dados epidemiológicos sobre o coronavírus. A situação de todos os municípios pernambucanos pode ser avaliada no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br ou www.sdec.pe.gov.br.

“Enquanto Gestores Governamentais, estamos contribuindo com nossa experiência em gestão pública, trazendo o planejamento para dentro do desenvolvimento econômico. Isso é importante, porque em um momento como esse, em que aconteceu algo imprevisto como uma pandemia, foi fundamental uma reabertura das atividades econômicas de maneira planejada, observando tanto os indicadores da saúde quanto os indicadores econômicos (vulnerabilidade, demanda da população pelo retorno do setor, tamanho do setor para a economia pernambucana, dentre outros), fazendo com que as aberturas tenham acontecido conforme o que estava no plano de convivência das atividades econômicas com a covid-19, o que gera mais confiança tanto ao setor produtivo quanto aos consumidores. Esse clima mais positivo se reflete nos números que temos observado para comércio, indústria e serviços, indicando uma retomada econômica mais rápida em Pernambuco, em uma velocidade maior do que a brasileira”, avalia.

 

*Com dados apurados pela Gerência de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Pernambuco, editados pela Imprensa do SINDGESTOR.

 

 

 

 

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/