Notícias

 

Inovação do Núcleo de Ciência de Dados de Pernambuco é apresentada como case de sucesso no Mimesis: NATURE INSPIRED INNOVATION

19 de Agosto de 2020



O Núcleo de Ciência de Dados (NCD) da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag-PE), liderado pela GGOV Katarina Santiago, teve um de seus produtos apresentado como case de sucesso, na palestra “Ciência de Dados para Biotech”, ministrada pelo professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Alexandre Maciel, no dia da abertura do Mimesis: NATURE INSPIRED INNOVATION (30 | 07), um evento on-line voltado para biotecnologia e inteligência artificial. O Painel de Dados da Sala de Situação, que acompanha a trajetória da pandemia do Covid-19 no estado, através do monitoramento do comportamento das curvas de casos, óbitos, solicitações de internamento, ocupação de leitos UTI/Enfermaria, realização de testes, além de modelos preditivos, com informações por municípios, Gerências Regionais da Saúde (Geres) e as macrorregiões, foi desenvolvido integralmente pela equipe de GGOVs do Núcleo de Ciência de Dados, uma das unidades do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE), que também conta com um Núcleo de Gestão do Conhecimento (NGC). Na ocasião do Hackaton também foram apresentadas palestras e workshops, além de ideias já colocadas em prática, através de projetos inovadores, desenvolvidos de maneira coletiva.  

O GGOV Hugo Medeiros, diretor do IGPE, explica que, como esse Painel é de acesso restrito, o professor precisou pedir a autorização para uso e divulgação de alguns resultados obtidos no monitoramento do Covid-19 em Pernambuco, especificamente os resultados sob a perspectiva da criação de modelos preditivos. “Nós, prontamente, atendemos ao pedido do professor Alexandre Maciel. Além de ter nosso produto divulgado em um evento tão importante quanto o Mimesis, o reconhecimento do professor é um sinal que o nosso trabalho está sendo bem feito”, disse Hugo. 

Alexandre Maciel detalha o porquê da escolha. “Resolvi apresentar no Mimesis o BI da Seplag como um dos cases de sucesso em Pernambuco por se tratar de um produto que envolve um grande conjunto de variáveis relacionadas à área de saúde pública, por ser um tema de grande interesse da população no momento, e, principalmente devido à qualidade dos modelos preditivos desenvolvidos, construídos a partir do que há de mais relevante e atual no estado da arte de modelagem preditiva para casos de pandemia”, afirmou o professor que completou. “Por isso, parabenizo toda equipe do Núcleo de Ciência de Dados da Seplag envolvida no desenvolvimento desses modelos que têm sido de grande utilidade para a gestão pública estadual”, acrescentou. 

 

Hackathon - É uma maratona na qual programadores se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware.

Mimesis  - É um hackathon online, onde os participantes têm a oportunidade de aprender mais sobre biotecnologia e Inteligência Artificial (AI), por meio de palestras e workshops.

Linhas de projetos disponíveis no Mimesis - Os projetos desenvolvidos devem responder a grandes problemas da área da saúde, como Câncer, Covid-19, HIV, entre outros de grande relevância epidemiológica, através de tecnologias inovadoras e ciência aplicada. Podem participar estudantes e profissionais de saúde, ciências biológicas, tecnologia, design, negócios e áreas relacionadas.

Alexandre Maciel – É professor associado do curso de Engenharia da Computação da UPE; Membro permanente da Pós-graduação em Engenharia da Computação da UPE; Coordenador da Especialização em Ciência de Dados e Analytics da UPE; Membro da Câmara de Inovação da FACEPE; e Coordenador Geral de Inovação da UPE.

 

Produção da Matéria: Jornalismo da SEPLAG

Edição: Jornalismo do SINDGESTOR

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/