Notícias

 

Pernambuco é primeiro lugar em nível de transparência da Covid 19 com contribuição de vários GGOVs

30 de Julho de 2020



Gestores Governamentais lotados em diversas secretarias do governo estadual garantem que, através de sua eficiência, mais uma vez Pernambuco seja o primeiro e único Estado a receber classificação nível "Alto" em todas as edições do ranking de Transparência da Covid-19. A nova rodada do Índice, em sua versão 2.0, foi elaborada pela Open Knowledge Brasil (OKBR) com a colaboração da comunidade técnica e acadêmica, que dobrou os indicadores de abertura de dados analisados. “. Ocupamos o primeiro lugar por sete semanas e o segundo lugar por cinco semanas. Isso é fruto de muito trabalho que envolve, sobretudo, o trabalho e dedicação dos Gestores Governamentais em conjunto com as secretarias de Saúde, Direitos Humanos, Imprensa e Planejamento e Gestão, do Estado de Pernambuco. Esse trabalho em união está dando certo e isso é motivo para comemorarmos”, analisa Hugo Medeiros, GGOV da Secretaria de Planejamento | SEPLAG e que, atualmente, faz parte do time que compõe a equipe do Gabinete de Combate à Covid-19, instalado no Palácio do Governo.

Segundo Hugo, à Secretaria de Planejamento e Gestão cabe a gestão dos dados, que vai da extração em diversas fontes, passa pelo tratamento, chega à leitura e termina com a publicação em painel integrado, que oferece diversas análises diferentes, com seus dados e meta dados correspondentes. “Com a Ciência de Dados no Governo podemos fazer muitas coisas, mas, provavelmente, a principal é tornar dados, informações e conhecimentos acessíveis e confiáveis. Nesse caso, construímos a plataforma COVID-19 PE para oferecer, aos gestores, servidores e, sobretudo, à população, uma fonte segura de informações sobre a doença", explica.

O Gestor Governamental acrescenta ainda que o painel de casos de doença pelo Coronavírus 2019 (Covid 19) em Pernambuco, no Brasil e no mundo, construído pela SEPLAG, em parceria com a Secretaria de Saúde e Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), pode ser acessado pelo endereço: https://lnkd.in/egjmJvv . Lá, a pessoa vai encontrar o número de casos confirmados por perfil, evolução, os confirmados e acumulados, além dos fatais e os recuperados por faixa etária, incluindo o total de testes realizados e de leitos disponíveis ou ocupados.

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/