Notícias

 

Gestora Governamental Renata Lapenda é selecionada como avaliadora em concurso da ENAP

06 de Julho de 2020



Em meados de março, a Escola Nacional de Administração (ENAP) abriu inscrição para avaliadores do 24º Concurso Nacional de Inovação no Setor Público e a Gestora Governamental pernambucana Renata Lapenda preencheu todos os requisitos para o concurso, ficando entre os seletos 75 participantes escolhidos em todo o país. Renata é Gestora Governamental da Secretaria Estadual de Administração (SAD) e, atualmente, está cedida como Assessora da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas - Prodep, da Universidade de Pernambuco (UPE).

Antes de assumir como avaliadora da ENAP, a Gestora Governamental recebeu treinamento on-line, sendo preparada para fazer essa avaliação através de um sistema próprio da ENAP, numa atividade de simulação das avaliações. Cada avaliador recebeu cerca de 25 iniciativas, com projetos inovadores da administração pública dos âmbitos federal, estadual e de capitais municipais. Essas ideias de vanguarda devem ser aplicáveis ao serviço público e analisadas segundo sua finalidade, resultados esperados e principais benefícios, sempre atreladas ao aspecto da inovação. São novas práticas, novas formas de fazer, novas ideias e novos processos, que foram implementados para a melhoria daquele órgão ou de seus usuários.

Cada inscrito na seleção listou, previamente, os temas com os quais tinha experiência e maior domínio para analisar. “Ser selecionada como uma das avaliadoras em todo o Brasil foi uma grata surpresa. Decidi me inscrever, porque a temática de inovação me interessa bastante, e através das iniciativas que vou avaliar posso ter acesso a grandes novidades, e aprender ainda mais, além de poder trazer boas práticas para o nosso Poder Executivo Estadual”, registra Renata.

Durante o treinamento, a GGOV pôde constatar a diversidade de pessoas oriundas de vários órgãos do Poder Judiciário e Executivo, entre avaliadores de anos anteriores ou estreantes como ela. Segundo Renata, o encontro virtual foi bem rico, destacando a equipe da GENOVA, grupo ligado à ENAP. “Eles disseram que a função de avaliador é considerada bastante relevante para a administração pública como um todo, para o bem estar público e social. Por isso, cada avaliador está recebendo uma declaração com menção de destaque, que ficará registrada no assentamento funcional”, afirma.

Os avaliadores foram orientados quanto aos cinco principais critérios a serem considerados durante o processo de avaliação das iniciativas. São eles:

Inovação: Desenvolvimento e a implementação de um novo processo, serviço ou política pública que gere melhores resultados para o serviço público e valor público para a sociedade.

Resultados: São os efeitos qualitativos e quantitativos, baseados em indicadores de desempenho, que demonstram a melhoria alcançada pela prática para solucionar/minorar a situação problema que deu origem à inovação, seja nos processos organizacionais (produtividade, qualidade e eficiência), na forma de prestar o serviço público (satisfação do atendimento, benefícios gerados aos usuários) ou na implementação ou avaliação de uma política pública (resultados).

Utilização eficiente de recursos: Considera-se utilização eficiente dos recursos financeiros, físicos, administrativos e de pessoal de um setor ou instituição ou a combinação adequada dos recursos, em termos de quantidade e qualidade, comparativamente à situação anterior e aos resultados alcançados.

Foco nas pessoas: Iniciativas que fomentem um papel mais ativo dos usuários/ beneficiários na elaboração ou na implementação do processo, serviço ou política pública. Se referem a práticas que tenham como premissa colocar o usuário/ beneficiário no centro da atividade governamental, no intuito de contribuir para melhorar tomadas de decisão.

Mecanismo de transparência e controle social: A iniciativa promoveu acesso da população à informação de interesse público, ou ainda, implementou formas de controle social dos processos administrativos, dos serviços públicos e das políticas públicas por parte dos usuários/ beneficiários.

Durante o treinamento, a Gestora pôde constatar a diversidade de pessoas oriundas de vários órgãos do Poder Judiciário e Executivo, entre avaliadores de anos anteriores ou estreantes como ela. Segundo Renata, o encontro virtual foi bem rico, destacando a equipe da GNOVA, grupo ligado à ENAP. “Cada avaliador está recebendo uma declaração com menção de destaque, que ficará registrada no assentamento funcional”, afirma salientando que, para a ENAP, “a função é considerada bastante relevante para a administração pública como um todo, para o bem-estar público e social”, comemora.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/