Notícias

 

GGOV Luiz Humberto Cruz e as ações sociais no enfrentamento à pandemia da Covid 19 em cinco cidades pernambucanas

03 de Julho de 2020



Ações preventivas na área social estão sendo realizadas por uma ampla frente de várias secretaria de Estado, inclusive a secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas | SPVD, sob o comando do Secretário Cloves Benevides. Sintonizado com o Gabinete de Combate ao Covid 19, instalado no Palácio do Governo, o Gestor Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão e também Secretário Executivo de Gestão da SPVD, Luiz Humberto Cordeiro Cruz tem sido um dos braços dessas execuções e está, atualmente, à frente dos quatro Pontos de Cuidado implantados pela secretaria, que tratam da distribuição de Kits de Alimentação e de Higiene, além do fornecimento de equipamentos de banho como chuveiros e pias para pessoas em situação de vulnerabilidade. Esses pontos estão localizados no Armazém 14 (Centro do Recife), Olinda (Praça do Carmo), Jaboatão (Cavaleiro) e em Paulista (Centro).


O Gestor Governamental participa do processo desde sua implementação e apoiou a construção dos Termo de Referência (TR), no que tange aos itens de especificação e cotações, até a execução orçamentária e financeira, viabilizando as ações na ponta. “Vamos a cada um dos quatro Pontos de Cuidado para vistoriar seu funcionamento, apoiando o gestor responsável pelo contrato em sua implementação e controle da execução. desses contratos. Existe uma equipe extremamente competente nesse processo, por trás de tudo isso, e nós trabalhamos em coparticipação”, registra.

As atividades de Humberto na execução dos trabalhos fim se dão concomitantemente às demandas correntes da secretaria e seus processos internos ligados à gestão administrativa, planejamento orçamentário e financeiro, gestão de pessoas e Tecnologia da Informação (TI), incluindo Engenharia, Arquitetura e manutenção predial, além de questões de contratos das áreas meio. Além disso, o GGOV participou ativamente do momento da quarentena mais rígida, decretada pelo governador em cinco cidades, com ações de mobilização e sanitização, envolvendo um conglomerado de procedimentos oferecidos pelo governo. “Fomos um dos braços disso, fazendo a mobilização junto à Central Única das Favelas (CUFA) e, além dos nossos servidores que iam pra lá para medir temperatura, instalamos lavatórios para higienização das mãos dos transeuntes, sempre com ações integradas”. Humberto cita ainda o trabalho realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial |SENAC, no fornecimento de 2000 quentinhas diárias, durante o período de 30 dias, com as organizações de distribuição direta para as comunidades. “Minha atuação sempre foi nesse sentido. Inicialmente de retaguarda, até pelas características das atribuições de meu cargo e, num segundo momento, de execução finalística, coparticipando, atuando em cooperação com o que chamamos área da ponta, para o fiel cumprimento daquilo que foi planejado”, explica. Ele tem atuado nesse momento de forma mista. No modo remoto, através dos aplicativos de transmissão de vídeos com sua equipe e também com a equipe da secretaria, com o secretário e as equipes finalísticas, além de órgãos e áreas externas como prefeituras e sociedade civil. E, presencialmente, visitando os pontos de cuidado em seus respectivos municípios, a fim de fazer vistorias e conversar com as equipes.

Humberto Cruz considera a vivência atual bastante positiva, no sentido de poder ofertar serviços governamentais à sociedade de forma eficiente e eficaz. “Acho que temos oferecido um produto fundamental para essa situação e, ao mesmo tempo, eu posso considerar que a minha equipe, trabalhando remotamente, também está fazendo um trabalho excelente, não deixando nada a desejar no que se refere à entrega de serviços às pessoas. Além disso, temos também a possibilidade de aprender novos conceitos, que engrandecem e enobrecem a carreira de Gestor Governamental, num momento em que aprendemos novas práticas de execução na ponta, diretamente ligadas à prevenção. Mais do que isso, entender na prática como esses conceitos chegam às pessoas, humanizando nossas atividades”, afirma. Para ele, a experiência adquirida afeta diretamente o seu trabalho, desde a concepção até o planejamento e execução das ações, a partir da compreensão de seu funcionamento na ponta.

Para Humberto, a atuação dos Gestores Governamentais tem sido de suma importância, devido à grande interseção das atribuições dos GGOVs em todas as áreas do governo, principalmente no planejamento, incluindo a gestão administrativa e as áreas de controle. “A aplicação de nossos conhecimentos e da nossa experiência na utilização das ferramentas de gestão, dos métodos de processamento e manuseio de dados tem sido determinante na oferta de um produto de qualidade para a sociedade”, avalia. Ele lembra que a SPVD conta atualmente com a participação talentosa de oito gestores governamentais em áreas estratégicas. “Todos estão atuando firmemente na ação de combate e enfrentamento à Covid 19, em conjunto com toda a equipe da secretaria que, como um todo, é muito forte. Contamos com a também Gestora Governamental Paula Guedes, que é a Secretária Executiva de Políticas de Prevenção às Drogas, além das superintendências, gerências, coordenações e áreas estratégicas nas secretarias, encabeçadas por GGOVs”, registra. Humberto entende que a atuação segura dos gestores tem ajudado o governo a encontrar soluções interessantes para o combate à pandemia do Coronavírus.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/