Notícias

 

GGOVs da Secretaria de Defesa Social mantém ciclo de reuniões por videoconferências

28 de Maio de 2020



Superando os desafios impostos pela quarentena na luta contra a Covid 19, o Núcleo de Gestão por resultados na Secretaria de Defesa Social ( NGR-SDS ), vinculado à Secretaria Executiva de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento SEPLAG, vem realizando o acompanhamento sistemático dos indicadores monitorados no Pacto pela Vida (PPV), através de reuniões por videoconferências.

Para fins de regionalização, o PPV divide o Estado em 26 regiões, denominadas Áreas Integradas de Segurança (AIS), englobando desde a capital ao sertão de Pernambuco. Para cada área são nomeados gestores das polícias Civil e Militar, característico fator de responsabilização na Gestão por Resultados. Nesse contexto, os Gestores Governamentais percorrem cotidianamente todo o Estado, e em conjunto com os profissionais de cada uma das AIS, analisam os indicadores, avaliam resultados, realizam diagnósticos e planos de ação. Mas, face à Pandemia, a recomendação do isolamento social e a instituição do trabalho remoto, a realização dessas visitas in loco teve de ser adaptada.

Segundo o Gestor Governamental Rodrigo Moreira, em maio desse ano os GGOVs iniciaram um ciclo de reuniões de forma remota, através de videoconferências, com gestores das 26 áreas integradas de segurança. “Mesmo diante desse cenário de pandemia, que temporariamente inviabilizou as reuniões presenciais, o NGR-SDS com sua equipe de gestores conseguiu fechar seu ciclo de reuniões trimestral com as Áreas Integradas de Segurança, de forma remota. Foram, a meu ver, encontros bastante proveitosos para a integração entre os gestores das polícias militar e civil, mesmo tendo em vista que houve no mês de abril várias mudanças nas corporações”, avalia.

O Gestor Governamental Anderson Francisco enfatizou a importância do trabalho remoto. “O monitoramento das ações e resultados não foram paralisados, mas sim otimizados, pois conseguimos reunir todos os gestores com a máxima eficiência e economicidade para os participantes. Como gestor que monitora todo o sertão do Estado, considero que os gastos de deslocamentos dos envolvidos foram eliminados. Essa é uma nova realidade e vejo que teremos de nos adaptar, visando o bem comum a todos”, relata.

A avaliação dos Gestores Governamentais envolvidos é de que a não interrupção da análise dos dados foi fundamental no momento, levando-se em conta que recentemente ocorreram várias mudanças na gestão das polícias e muitos desses profissionais não estavam habituados com a utilização do QlikView , ferramenta de análise de negócios empregada no monitoramento dos indicadores do PPV. Eles destacam ainda a elaboração e disponibilização de tutoriais em vídeo e em PDF, explicando a utilização da referida ferramenta.

O Delegado Marcos Omena, uns dos responsáveis pela AIS-18 (Garanhuns), pontuou a importância do trabalho realizado. “O NGR-SDS mostrou, mais uma vez, a competente gestão que vem realizando. Seus tutoriais e vídeos são esclarecedores e de fácil compreensão, o que facilita o dia a dia dos gestores. Entre os avanços, eu pontuo as reuniões de gestão por videoconferência, um formato ímpar, que dinamiza o serviço, economiza dinheiro púbico e, principalmente, minimiza o risco à vida diante da desnecessidade de deslocamentos. Esse é um ganho real de eficácia e eficiência para a gestão pública e, particularmente, eu espero que essa modernidade seja uma realidade pós pandemia”, analisa.

Já o Tenente-Coronel Fred Saraiva, uns dos responsáveis pela AIS-14 (Caruaru), reforçou o êxito da iniciativa. "As reuniões por videoconferência com foco no monitoramento dos índices e resultados têm sido bastante produtivas. São encontros importantíssimos para a manutenção da rotina de acompanhamento dos dados e da gestão integrada, revelando-se uma ferramenta eficiente na manutenção do fluxo e análise dos dados e das demandas entre as unidades dos órgãos operativos e o nível estratégico/decisor", examina.

As reuniões foram conduzidas pelos gestores governamentais Anderson Francisco, Bruno Pascoal, Gilberto Trindade e Leandro Ferreira, com supervisão do GGOV Rodrigo Moreira e os tutoriais desenvolvidos pelos gestores Vandré Cechinel, Deivison Rodrigues e Artenize Monteiro.

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/