Notícias

 

GGOV Eduardo Nascimento e o suporte a mais de mil escolas, ao Núcleo de Ciência de Dados e apoio ao Gabinete de Crise

11 de Maio de 2020



Durante toda a pandemia do Covid-19 o Gestor Governamental Carlos Eduardo Cavalcanti do Nascimento vem dividindo sua atenção entre gerenciar as ações do Núcleo de Gestão por Resultados na Educação (NGR-SEE), com suporte às mais de 1000 Escolas do Estado e o apoio às atividades do Gabinete de Crise, instalado no Palácio do Campo das Princesas, com o monitoramento das atividades de distribuição do Cartão Alimentação, na implantação do Atende em Casa, no mapeamento dos leitos de internação existentes e expansão daqueles da rede para atendimento dos serviços das vítimas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e, por fim, dando suporte ao Núcleo de Ciência de Dados, para análises estatísticas e o desenvolvimento de suas aplicações.

Eduardo Nascimento é Gestor Governamental especialista em Planejamento, Orçamento e Gestão e, atualmente, ocupa o lugar de Gerente Geral de Gestão por Resultados na Educação, no NGR-SE da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. Segundo ele, as atividades do Núcleo têm sido bem intensas, pois antes mesmo da decretação de isolamento social já pensavam na possiblidade de cenários alternativos de trabalho, definindo as atividades que cada gestor do Núcleo iria desenvolver. “Essas atividades vão desde o desenvolvimento de aplicações que facilitam o dia a dia trabalho e a disseminação de periódicos para as escolas, passando por maneiras de reunir remotamente com a equipe gestora e professores das escolas. Já são mais de 100 reuniões remotas, atendendo todas as 16 gerências regionais e suas respectivas escolas, nesse período”, explica.

Segundo Eduardo, as atividades no Gabinete de Crise foram bem mais desafiadoras e envolveram um processo de muita aprendizagem, principalmente devido às especificidades e ao ineditismo da situação na saúde pública. “Foi preciso entender sobre leitos complementares e unidades de isolamento e também sobre gestão de leitos e a sua regulação, além da natureza jurídica dos prestadores do serviço de saúde, tudo isso para desenvolver um trabalho específico e efetivo, a fim de que os tomadores de decisão tivessem as informações mais seguras possíveis, além da própria questão da COVID-19, que é o maior desafio para todos os países”.

A experiência tem sido positiva para o GGOV, que afirma ter aprendido muito sobre o trabalho remoto e sua aplicabilidade em situações específicas, garantindo os bons resultados do trabalho presencial, com uma economia significativa de recursos que seriam alocados em diárias, passagens aéreas, combustível e, principalmente, pelo custo de oportunidade, garantindo que o Gestor tenha mais tempo para desenvolver materiais e ferramentas que auxiliem o trabalho diário não só do Núcleo, mas também das escolas. “Nesse novo formato temos a facilidade de estarmos presentes virtualmente em vários locais, em um mesmo dia. Logicamente, a presença física é de extrema importância, principalmente no nosso trabalho. Sempre digo que educação é gente, é calor, é paixão, é estar junto, nas alegrias e desafios, e isso fica prejudicado com o distanciamento. Mas, saber dosar isso, no período pós-pandemia, será um bom dilema que iremos viver”, relata.

Eduardo Nascimento entende que ter uma equipe de Gestores profissionais, técnicos e comprometidos com o serviço público é o sonho de qualquer sociedade. “Nós, Gestores Governamentais, estamos a todo o momento construindo cenários e buscando alternativas, executando a política pública, controlando a execução da despesa. Em tempos de grandes incertezas, como esse, nós sabemos que os Gestores Governamentais farão tudo que estiver ao seu alcance para que os impactos negativos sejam minimizados para que, em breve, toda a população possa voltar a ter dias melhores”.  Ele afirma também que o trabalho no Núcleo de Gestão só está sendo possível e muito mais facilitado devido ao comprometimento da equipe, formada exclusivamente por Gestores Governamentais. “Pra mim, está sendo muito mais fácil trabalhar remotamente com educação tendo uma equipe muito proativa e engajada, que sabe o que tem de ser feito e querendo fazê-lo da melhor maneira. Aí você consegue se dividir, já que trabalhar com uma equipe eficiente rende muito melhor”, analisa.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/