Notícias

 

GGOV Pabllo Brandão monitora e atua nas ações de combate à pandemia direto de comitê no Palácio do Governo

30 de Abril de 2020



A rotina de trabalho tem sido incessante para o Gestor Governamental Pabllo Brandão Pires, secretário executivo de Gestão Estratégica da secretaria estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG), de domingo a domingo, presencialmente, no Palácio do Campo das Princesas, onde foi instalado o Gabinete de Combate à Covid-19. Nessa luta, Pabllo não está sozinho e também conta com as Gestoras Governamentais Patrícia Pontual e Andreza Alves, na coordenação e monitoramento das ações essenciais, executadas no combate à pandemia e é o grupo de GGOVs quem municia a gestão de informações, a fim de facilitar a tomada de decisões.

Entre as ações que são consideradas essenciais, Pabllo destaca o esforço voltado para a abertura de novos leitos em todo o Estado de Pernambuco. “Diariamente, realizamos uma reunião com a equipe da secretaria de Saúde, identificando os leitos que foram abertos e regulados, onde serão abertos os próximos e quais os itens necessários para que entrem em operação. Além disso, monitoramos todo o processo junto aos responsáveis, para que tudo seja feito da maneira mais rápida possível”. E foi essa dinâmica do processo, registra o GGOV, que ajudou a viabilizar a abertura de mais de 700 leitos, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias.

Outra frente de atuação citada por Pabllo é a manutenção de ventiladores pulmonares. “Visitamos alguns hospitais para levantar o número de ventiladores que precisavam de manutenção, a fim de colocá-los em funcionamento o mais breve possível”. E, outra vez, o trabalho do Gestor Governamental permitiu colocar em operação mais de 80 ventiladores pulmonares, no prazo de menos de 15 dias.

O Gestor Governamental e sua equipe vêm atuando em várias frentes, inclusive dando todo o suporte aos hospitais requisitados e hospitais de campanha, viabilizando as demandas emergenciais. “Monitoramos a contratação de profissionais da Saúde e suas respectivas alocações, além da compra de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Com isso, ao final de cada dia, juntamente com o trabalho realizado pelos demais colegas, essas informações são consolidadas em um documento único, apresentado ao Governador e ao seu núcleo estratégico, para facilitar a definição de estratégias”, explica.

Apesar de ter participado de outros Gabinetes de Crise como o de Enchentes, da Greve dos Caminhoneiros e o das Manchas de Óleo no litoral pernambucano, para o GGOV essa está sendo a experiência mais desafiadora de todas. “Tanto na vida profissional, devido à grande complexidade que é atuar no combate ao vírus, quanto na vida pessoal, devido à adaptação da rotina familiar”, avalia. Para Pabllo, a rotina profissional, por exemplo, exigiu a necessidade de readaptação do trabalho junto à sua equipe: uma parte trabalhando presencialmente no gabinete e, outra, atuando em regime de home office, tanto nas atividades de suporte ao gabinete, quanto nas atividades precípuas da secretaria executiva, como monitoramento e planejamento estratégico. “Já na rotina pessoal, o mais marcante para mim foi ter ido a hospitais e, depois, ter que me isolar por 15 dias para evitar ao máximo alguma forma de contaminação, principalmente para minha pequena, de apenas oito meses de vida”. Mas, para ele, apesar dessas mudanças, a importância do trabalho reside em cumprir sua missão como servidor público, em contribuir com a superação desse momento que todos estão atravessando.

“Nós, que estamos na centralidade do Gabinete de Combate ao Coronavírus, conseguimos perceber o quão importante é o trabalho que os Gestores Governamentais estão desenvolvendo nesse momento. Temos GGovs trabalhando na análise dos dados e construindo cenários, comparando os números de Pernambuco com os de outros países e, estes, com outros estados do país”, afirma Pabllo. Ele lembra, ainda, que existem gestores atuando na manutenção de suprimentos essenciais, na posse dos profissionais de saúde de forma mais célere ou mesmo diretamente na secretaria de Saúde, contribuindo com o levantamento de informações para os boletins informativos que são repassados à população. “Temos GGovs trabalhando na compra de EPIs e equipamentos essenciais ao funcionamento de um leito, atuando em ações voltadas para população vulnerável ou mesmo atuando junto ao serviço de transporte público para garantir as medidas e operacionalidade dos equipamentos de transporte”. A lista de ações dos Gestores Governamentais destacadas por Pabllo é extensa e, fundamentalmente, voltada para o desenvolvimento de ações destinadas ao atendimento da população mais vulnerável. “E isso é extremamente gratificante para mim, enquanto servidor público”, analisa.

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/