Notícias

 

GGOV Priscila Matos sugere que experiência exitosa de treinamento virtual seja ampliada para outras áreas do governo

15 de Abril de 2020



Foi a partir de uma demanda imediata, a contratação e treinamento de uma estagiária justo nesse período de mudanças e adaptações face ao enfrentamento do Coronavírus, que a Gestora Governamental Priscila Viana Canto Matos teve a ideia de treinar e cadastrar a nova aprendiz nas ferramentas on-line. “Inclusive eu e equipe nos apresentamos à estagiária assim, através da tela de computadores interligados e, em poucos dias, ela já estava colaborando, tanto aprendendo, quanto contribuindo com as ações do estado”, relata Priscila.

Priscila Matos tem especialidade administrativa e, atualmente, é Coordenadora de Educação Corporativa da Secretaria de Administração | SAD e está lotada no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco | CEFOSPE. Ela está atuando por Teletrabalho.

Segundo a GGOV, a experiência exitosa poderia muito bem ser replicada e ampliada a outras situações. “Se nós conseguimos ultrapassar essa barreira, é bem possível que outros servidores também possam ser treinados para outras atividades, além das suas de origem, presenciais”, sugere. Priscila acredita que iniciativas do tipo podem amenizar os servidores que estão sobrecarregados nesse período, enquanto outros tiveram suas demandas reduzidas.

“Estávamos diante da incerteza de quando voltaríamos às atividades em nosso local de trabalho e da necessidade de ensinar à nova estagiária as atividades da CEDUC (Coordenação de Educação Corporativa), quando então iniciamos um treinamento diário e on-line”, explica Priscila. Ela relata que foi mostrado todo o organograma do CEFOSPE e da CEDUC e, por WhatsApp, vários vídeos com os servidores da CEDUC se apresentando para a nova estagiária e explicando as atividades que realizam. A estagiária também teve a experiência de se apresentar por vídeo e ser conhecida virtualmente pela equipe. Por e-mail foi solicitado o acesso da estagiária ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos e também ao Expresso Livre, que é um sistema eletrônico de comunicação utilizado pelo governo estadual. Para finalizar, a mesma recebeu por correio eletrônico as legislações e outros materiais referentes ao Programa de Educação Corporativa para estudo. “Ela foi treinada a usar as ferramentas e sistemas do governo que utilizamos, e também a realizar as atividades da Educação Corporativa de forma totalmente virtual. Esse resultado evidencia nossa capacidade de replicar a experiência para servidores de outras áreas”, argumenta Priscila.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/