Notícias

 

GGOV Newton Cerezini acompanha fluxo de pessoas em mercados e lidera equipe no combate a furtos no comércio e roubos de cargas

10 de Abril de 2020



Direto de uma central que funciona 24 horas por dia numa sala de operações e comando da secretaria de Defesa Social | SDS, implantada desde que se instalou o gabinete de crise, o Gestor Governamental Newton Crerezini lidera uma equipe no combate a furtos no comércio e roubos de carga, em tempos de pandemia do Coronavírus. Além dessa ação, ele também monitora o fluxo de pessoas nos mercados de toda a região metropolitana e mais 15 municípios do interior de Pernambuco. Cerezini é gerente de Projetos Estratégicos da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico | SDEC.

Na sala de operações da SDS estão reunidas full time, através de escalas e de procedimentos adotados com rigor, as equipes das secretarias de Desenvolvimento Social e Econômico, Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além de outros órgãos. “Temos uma pessoa em tempo integral no local, com uma linha direta ligada ao pessoal de mercado e toda a cadeia de abastecimento como CEASA, SUAPE, por exemplo, cuidando tanto da logística das empresas que estão trazendo alimentos para Pernambuco, quanto da distribuição nos mercados, a fim de nos informarem se está tendo roubo ou aglomerações”, explica Cerezini. Ele diz que tudo acontece de forma bastante ágil, já que disponibilizaram essa linha especificamente para atender a esse público e que, ao receber a informação, rapidamente a polícia já seja acionada. A ideia é dar maior celeridade à resolução de problemas tipo abastecimento de produtos essenciais, cuja falta poderia impactar na segurança alimentar e de saúde da população. “Esse modelo foi desenhado pela nossa secretária Executiva Maíra Fischer, junto com o pessoal da SDS, e estamos funcionando desde a instalação do Gabinete de Crise, no Palácio. Estamos operando de dentro da inteligência da polícia, dando todo o suporte para que a cadeia de suprimentos do Estado consiga atender aos pernambucanos”, complementa. Ainda segundo Newton, foi a também Gestora Governamental Maíra Fischer quem iniciou todo o processo e lhe delegou a função de cuidar desse projeto.

O fluxo nos mercados do estado

A partir da demanda por saber como estava sendo o fluxo de pessoas nos mercados de Pernambuco, surgiu o segundo projeto capitaneado por Cerezini. “Fomos pesquisar onde poderíamos obter essas informações e, conversando com Maíra Fischer percebemos que, quando pesquisamos um mercado no Google, por exemplo, vemos que ele nos apresenta um gráfico de barras com a quantidade de pessoas que foram lá durante a semana. Então, me vali de uma conexão que tinha com um grande amigo de infância, Paulo Salgado. Ele e seu orientando de doutorado Eraylson Galdino, ambos do Centro de Informática da UFPE, criaram um robozinho que funciona mais ou menos assim: diariamente, o robô vai lá ao Google Maps e busca a informação dos 30 mercados selecionados de toda a região metropolitana e de cerca de 15 cidades-chave do estado”, esclarece Newton, destacando que o registro desse fluxo de pessoas permite a obtenção de uma base de dados em uma planilha criada para o Excel. “Então, Arthur Muniz, gestor de análise de dados da SDEC, pegou essa base que o robozinho gera e jogou para dentro de uma plataforma de Business Inteligence (BI), tipo um dashboard, onde são feitas várias análises para embasar as tomadas de decisão. Assim, conseguimos ver como está a movimentação nos mercados e suas oscilações. Vimos que no começo aconteceu um grande boom de compras, mas agora isso já se normalizou”, relata. O GGOV explica ainda que foram incluídos no monitoramento os mercados públicos, a fim de identificar se a quarentena está ou não sendo seguida pela população. “Nosso intuito inicial foi analisar o fluxo dentro dos mercados, para sabermos se estava havendo picos de compras para, assim, nos basearmos quanto aos melhores horários de funcionamento, se necessário”, conclui Cerezini, demonstrando que os Gestores Governamentais estão a postos, zelando pela segurança de nossa população.

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/