Notícias

 

Carol Lopes cria projeto para impulsionar autoestima de mulheres em situação de vulnerabilidade

16 de Março de 2020



Um empreendimento social idealizado pela Gestora Governamental Carol Lopes, o Projeto Dália busca impulsionar a autoestima e fortalecer mulheres em situação de vulnerabilidade através da fotografia e conteúdos sensíveis veiculados nas redes sociais e eventos de trocas de vivências.

Para Carol, a potência transformadora das mulheres, unidas, é capaz de gerar um cuidado solidário, de si mesmas e de outras, e de fazê-las crescer. “O Projeto Dália começou porque acredito que a fotografia é capaz de ressignificar a vida de uma mulher, abrindo possibilidades dela se relacionar com o mundo e consigo mesma. Com o passar do tempo e com as ferramentas de comunicação que tenho ao meu alcance, decidi ampliar nosso trabalho para criar conteúdos com essa mesma potência de inspirar autoestima nas pessoas”, explica.

Em seus conteúdos de redes sociais e nos eventos que promove a GGOV fala sobre criatividade, autoestima, educação financeira, arte e autocuidado. “Descobri muito cedo que a autoestima de uma mulher é revolução, que emerge de dentro para fora. Minha mãe, Dália, sabia a importância dela no mundo e me ensinou que era possível cultivar a autoestima, até mesmo quando ela descobriu um câncer em estado avançado”, relata.   

Foi no ano de 2015, enquanto estudava fotografia, que Carol percebeu que suas amigas se enxergavam mais bonitas e se sentiam mais confiantes depois que ela as fotografava. E seu trabalho passou a fazer mais sentido quando imaginou o impacto que um ensaio fotográfico sensual poderia ter na vida de mulheres com deficiência. Então, através da fotografia ela pôde começar a compartilhar com outras mulheres o legado de autoestima que sua mãe lhe deixara. Ao longo desses anos a Gestora Governamental fez muitos ensaios no Estilo Boudoir, com mulheres que passaram por diferentes traumas e, no final, ela sempre ouvia relatos impactantes sobre como um novo olhar transformara essas vidas.

Criatividade e eficiência no serviço público

Sobre a importância do uso da criatividade e de atividades mais lúdicas em seu cargo como Gestora Governamental, Carol relata que atualmente inovação e criatividade andam de mãos dadas. "Dialogando com as pessoas inovadoras que estavam no Vale do Silício, eles sempre falam sobre a importância da criatividade na solução de problemas. A criatividade não é necessariamente algo inato e podemos, sim, desenvolvê-la através de técnicas. E uma das coisas boas de desenvolver atividades artísticas como a fotografia, por exemplo, é podermos estimular nosso lado criativo e assim, potencialmente, solucionarmos mais rapidamente questões através de um olhar ressignificado, com novas soluções. Assim, as respostas aos desafios são mais eficientes e a eficiência é um dos pilares do serviço público". Ainda segundo ela, o empreendedorismo social são negócios que impactam na sociedade e a sensibilidade ao tema é fundamental. "Isso me fez olhar ainda mais para as pessoas e depois de minha atuação como voluntária nesse meu projeto a minha forma de tratamento e minha escuta mudaram. Hoje em dia eu procuro entender muito mais o outro, de forma bem mais empática, e isso no ambiente de trabalho me permite manter a equipe mais engajada. Meu olhar está mais humanizado e trago isso para dentro de meu ofício, como Gestora Governamental", conclui.

Carol Lopes é empreendedora social, Mestre em Relações Internacionais e Idealizadora do Projeto Dália. Ela é apaixonada por Fotografia e estudou no Brasil e na França com o sonho de resgatar a autoestima das pessoas. O Projeto Dália existe há cinco anos e já impactou a vida de mais de 600 pessoas pela fotografia, eventos e cursos. Carol também tem um canal no YouTube, o Carolices com o objetivo de engajar pessoas ao movimento denominado por ela de #roledoautocuidado.

Confira algumas das fotos, vale a pena:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/