Notícias

 

Ferramenta melhorou desempenho das Escolas Estaduais de Pernambuco

15 de Setembro de 2016



A Seplag, por meio do Núcleo de Gestão por Resultados na Educação (NGR-SEE), vem desenvolvendo um trabalho integrado com a Secretaria Estadual de Educação, que vai desde o apoio ao planejamento e monitoramento num nível mais estratégico, chegando até o nível operacional, que são as escolas.

De acordo com a gerente geral do NGR-SEE, Fernanda Ribeiro, o núcleo monitora indicadores, produz dados, diagnósticos e análises, oferece oficinas de capacitação, além de realizar de forma sistemática reuniões com as gerências regionais de educação e escolas. “Com o nosso trabalho, conseguimos chegar na ponta e esse contato é fundamental porque, conhecendo a realidade das escolas, podemos desenvolver um trabalho mais focado e ofertar produtos que atendam às necessidades da rede, a exemplo da Devolutiva Macro”, explica Fernanda.

A Devolutiva Macro é uma das ferramentas desenvolvidas pelos Gestores Governamentais de Planejamento, Orçamento e Gestão do NGR-SEE que tem melhorado significativamente a análise do desempenho nas escolas estaduais. Ela consiste numa planilha de Excel que, através do Visual Basic for Applications (VBA), consolida os dados das planilhas de rendimento disponíveis para as escolas através do Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (SIEPE).

Segundo o Gestor Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão, Hugo Medeiros, um dos gestores responsáveis pelo desenvolvimento da planilha, o principal objetivo da ferramenta é monitorar continuadamente os indicadores, para que os resultados, ao fim do ciclo anual, sejam os esperados. “Além disso, a planilha permite aumentar a eficiência das escolas em relação ao uso do tempo, reduzindo tempo gasto com atividade-meio, para ser investido em atividades-fim. Há uma redução do tempo de geração do relatório por turma e os educadores passam a analisar questões práticas com mais celeridade, como a tendência a reprovação, quais disciplinas são mais críticas, podendo planejar ações corretivas antecipadamente. Em média, estão sendo atendidos 30 mil professores, em 1000 escolas, das 16 Gerências Regionais de Educação”, revela Medeiros.

O gestores governamentais da Seplag foram até as 16 Gerências Regionais de Educação para capacitar os técnicos das Gerências a operar a Devolutiva e ensinar como analisar os relatórios gerados. “A programação VBA é gratuita e temos governância sobre os códigos desenvolvidos. Além disso, uma vez baixado, pode ser utilizado offline, pois não exige conexão e a maioria dos professores possui Excel no computador. Também criamos um canal no Youtube(NGR-SEE), de responsabilidade do Gestor Governamental Diego Rodrigues, que alimentamos com tutoriais sobre as ferramentas que disponibilizamos e, num futuro próximo, pretendemos divulgar assuntos importantes sobre a Gestão por Resultados, o Planejamento Estratégico, Análise de Dados e Gestão de Processos”, afirma Medeiros.

Projetos |

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/