Notícias

 

Artigo de gestores governamentais é publicado na revista Tecnologias na Educação

21 de Dezembro de 2019



            Políticas Públicas Educacionais baseadas em evidências: tomada de decisão apoiada em algoritmos de mineração de dados a partir dos questionários da Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) é o título do artigo publicado pelos gestores governamentais Hugo Medeiros e Katarina Santiago, na revista Tecnologias na Educação, o maior periódico nacional sobre educação, em seu Vol. 31 | Edição Temática XII–IV Congresso sobre Tecnologias na Educação.

            O artigo foi selecionado entre mais de 100 concorrentes e surgiu a partir do trabalho do Núcleo de Ciência de Dados da Secretaria de Planejamento e Gestão, com o objetivo de demonstrar a criação de um modelo de algoritmo de conhecimento para suporte à decisão, que permite entender os perfis escolares dos estudantes e a relação entre esses perfis e o alcance dos resultados da política pública de educação no Estado de Pernambuco.

             Segundo os GGOVs, foram utilizadas técnicas de aprendizagem de máquina para minerar quais respostas do questionário contextual, que é aplicado aos estudantes juntamente às provas de matemática e de língua portuguesa pela Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), mais impactaram nos resultados dessas prova. Eles dizem ainda que, posteriormente, o produto estimou quais as relações entre os perfis estudantis e esses resultados a partir da observação das variações das notas dos testes de acordo com a variação em determinada variável selecionada anteriormente. Os resultados mostraram que há variáveis importantes comuns aos dois processos de aprendizagem, como a distorção idade-ano e a repetência; e variáveis exclusivas, como o gosto por matemática e os hábitos de leitura.

            A Revista Tecnologias na Educação é um periódico digital, que tem como objetivo a publicação de artigos e relatos de experiências, desenvolvidos por professores de ensino fundamental e médio e por pesquisadores, com foco no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo ensino-aprendizagem.

            Para conhecer o artigo é só acessar: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2019/12/Art10-Ano-11-vol31-Dezembro-2019.pdf

 

#gestoresemacao
#gestorgovernamental
#sindgestor
#eppgg
#gestaopublica

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/