Notícias

 

Gestores Governamentais da Seplag organizam seminário de Boas Práticas

19 de Dezembro de 2019



                        Os Gestores Governamentais (GGOVs) do Núcleo de Gestão por Resultados na Educação (NGR-SEE) organizaram o VII Seminário de Boas Práticas: Foco nas Coordenações, no dia 11 de dezembro de 2019, na Escola Técnica Estadual Maria José de Vasconcelos, em Bezerros. O seminário, que ocorre desde 2015, neste ano apresentou formato inédito direcionado à socialização de boas práticas das coordenações gerais das 16 Gerências Regionais de Ensino (GRE), com a presença de 250 profissionais de educação do estado.

                     A comissão organizadora do evento foi composta exclusivamente por GGOVs do NGR-SEE, num encontro que contou ainda com a presença do Secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo. Entre os vários Secretários Executivos presentes, estiveram os também GGOVs Severino Andrade, que representou o Secretário de Educação, e Pâmela Alves, Secretária Executiva de Gestão por Resultados.

                    O Gerente Geral do NGR-SEE Eduardo Nascimento, que conduziu todo o evento, afirmou que a colaboração é essencial para o sucesso na gestão pública, destacadamente nas Gerências Regionais de Ensino (GRE). “Os coordenadores gerais da Secretaria Estadual de Educação (SEE) não só compartilharam suas melhores práticas como avaliaram os projetos dos seus pares, aperfeiçoando a construção e o escopo dos seus projetos educacionais”, enfatizou Nascimento.

                  A gerente da GRE Mata Centro e anfitriã do evento, Prof.ª Ana Xavier, afirmou que os coordenadores gerais tiveram uma oportunidade única de aprendizagem coletiva, pois o evento propiciou essa troca de experiências desde as avaliações processuais. “O Seminário de boas práticas foi bastante relevante por nos permitir aprender, somar conhecimentos, ampliar nossos horizontes para além da nossa regional e, sobretudo por fortalecer os laços interpessoais entre nossas equipes!”, analisa.

                   Segundo José Roberto de Oliveira, Gestor Governamental responsável pelo monitoramento na GRE Mata Centro, “a socialização qualificada de projetos de educação entre as coordenações tem como objetivo a replicabilidade das boas práticas”.  Para Márcia Souza, gestora do NGR-SEE, o formato do seminário - com foco nas coordenações gerais - foi decisivo na participação de 100% dos coordenadores e gerentes das regionais do Estado.

                  Os Gestores Governamentais Adriano Ramos, Christiany Patriota, Dalva Carvalho, Edmar Rodrigues, José Roberto de Oliveira, Nathalia Castro, Silvana Nunes e Tiago Queiroz coordenaram as apresentações dos 80 trabalhos das coordenações gerais de Planejamento e Articulação, Desenvolvimento da Educação, Gestão da Rede, Educação Integral | Profissional e Administração e Finanças durante todo o dia do evento. Já os 16 gerentes regionais participaram das apresentações dos trabalhos nas cinco salas das coordenações.

                  Cíntia Notaro, coordenadora do NGR-SEE, explicou que cada coordenação teve a chance de tratar dos pontos mais críticos de suas respectivas áreas de atuação e de apresentar as soluções encontradas. “Durante o seminário, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os colegas de coordenação, tirar possíveis dúvidas e refletir sobre a adoção de práticas semelhantes na sua GRE”, enfatizou Notaro. Joelma Canejo, coordenadora geral de Planejamento e Articulação da GRE Mata Centro, afirmou que a apresentação dos trabalhos na sua sala foi um sucesso, pois assim foi possível enxergar quais projetos teriam chances de serem replicados ou adaptados na sua regional.

                  Ao término do evento, os três melhores trabalhos de cada coordenação geral das GRE receberam menções honrosas. Além disso, foram reconhecidas as melhores práticas de cada uma das 16 regionais do estado, totalizando 31 premiações.

                  O VII Seminário de Boas Práticas: Foco nas Coordenações teve por objetivo contribuir para a garantia de uma educação pública de qualidade por meio do estímulo à cultura da auto avaliação e da intervenção dos processos de gestão.

#gestoresemacao

#gestorgovernamental

#sindgestor

#eppgg

#gestaopublica

 

*Redação: Dalva Carvalho

 Edição: Maria do Carmo de Andrade Lima

 

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/