Notícias

 

Gestor Governamental participa do desenvolvimento do Projeto Em Frente Brasil

27 de Novembro de 2019



O Gestor Governamental Ryan Amorim representou a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) esta semana em Brasília no Seminário que contribuiu para a elaboração do Plano de Trabalho do Projeto Em Frente Brasil.

O Projeto-piloto do governo federal prevê a atuação conjunta das polícias na repressão à criminalidade, além de ações sociais personalizadas para cada cidade participante e conta com a importante contribuição de Estados e Municípios. Para a experiência, foi selecionado um município de cada região do país e a cidade escolhida da região Nordeste foi Paulista, em Pernambuco. O projeto também está sendo desenvolvido em Ananindeua (PA), Goiânia (GO), Cariacica (ES) e São José dos Pinhais (PR).

Em Frente Brasil foi lançado em agosto quando os municípios receberam agentes da Força Nacional e reforço nas ações judiciais. O seminário realizado agora agregou representantes da União, Estados, Municípios e Academia para elencar os principais desafios em três eixos: Prevenção Socioeconômica, Repressão Qualificada e Gestão e Governança.

O seminário teve início com a apresentação do projeto, da metodologia de elaboração dos Diagnósticos Socioterritoriais de Segurança e a identificação de convergência entre os territórios. Em seguida, o grupo foi dividido em salas por território para realização das oficinas de debate sobre o diagnóstico da área, realizado pelas equipes dos Institutos Federais (IFs). Na oportunidade, os participantes do encontro puderam apresentar suas percepções em relação aos problemas dos três eixos e depois definir, em conjunto, os desafios mais relevantes. O dia terminou com a questão prioritária para cada um dos eixos a partir da votação dos integrantes da sala. “A metodologia usada pela Enap na realização das oficinas foi muito apropriada, permitindo a troca de experiências e o debate entre os participantes.”, afirmou Ryan.

No dia seguinte a oficina teve como objetivo levantar as causas para os problemas priorizados. No caso de Paulista, as questões elencadas foram a falta de formações profissionais e técnicas atrativas para os jovens (Prevenção Socioeconômica), baixa aplicação da política de policiamento comunitário (Repressão Qualificada) e Descontinuidade das Políticas Públicas e dos Investimentos nos Territórios (Gestão e Governança). A agenda contou ainda com a fala de especialistas em segurança pública a partir dos debates gerados ao longo do seminário, da apresentação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em relação aos próximos passos e das possíveis ações a serem realizadas pelos Ministérios da Saúde, Desenvolvimento Regional e Cidadania nos territórios.

Ryan Amorim avalia como muito positivas oportunidades como essa. “O fato de o plano ser construído em conjunto entre os três entes federados e ainda com a contribuição da academia, sem dúvida, é uma inovação e promete gerar excelentes frutos. Outra questão importante é o espaço dado à temática da prevenção socioeconômica, representando uma sinalização da consciência dos idealizadores do projeto de que segurança não se resolve apenas com repressão.”, pontuou o secretário executivo de gestão por resultados em exercício.

#gestoresemacao

#gestorgovernamental

#sindgestor

#eppgg

#gestaopublica

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/