Notícias

 

GGOVs Hugo Medeiros e Ivson Correia à frente de evento na Semana Nacional do Trânsito

18 de Setembro de 2019



Na tarde dessa quarta (18), durante a solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito o Gestor Governamental Hugo Medeiros ministrou a palestra Inovação na Gestão Pública - A Experiência de Múltiplos Atores, com foco na redução de acidentes de moto. A organização do evento, sob a responsabilidade do Gestor Governamental Ivson Correia, é uma ação conjunta do Departamento de Trânsito (DETRAN) de Pernambuco e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e aconteceu no auditório do órgão, com a presença de entidades parceiras, representantes dos órgãos de trânsito municipais e estaduais de Pernambuco e interessados no tema.
Hugo Medeiros é Gestor Governamental, e atualmente dirige o Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IG), da Secretaria de Planejamento | SEPLAG; e Ivson Correia, também Gestor Governamental, atua como Gerente da Escola Pública de Trânsito do DETRAN-PE. Coube a Hugo liderar o time de inovação, com o objetivo de aplicar metodologias de gestão adaptativa para tratar de um problema grave: o aumento dos acidentes de trânsito envolvendo motos. A palestra é fruto da participação dos dois gestores no Desafio Acidentes de Transporte Terrestre, uma iniciativa com a contribuição de diversos atores, incluindo a equipe de Gestores Governamentais composta por Nathalia Farias, Katarina Santiago e Glauco Melibeu.
Ivson Correia participa como especialista em Educação para o Trânsito e como pessoa diretamente responsável pelos eventos da Semana Nacional de Trânsito. É ele quem gerencia todo o processo de contratação, operação e monitoramento do maior evento da área em Pernambuco: a XIX Feira de Educação para o Trânsito, que acontece no Cabo de Santo Agostinho de 19 a 20 de setembro, das 9h às 16h, com um público estimado de quase 7 mil visitantes entre crianças e adolescentes. Ivson também promoveu toda a articulação com os secretários municipais e o monitoramento do cumprimento das contrapartidas da Prefeitura.

Palestra sobre inovação em gestão para reduzir acidentes de moto inclui aplicativo de inteligência de dados e dois mockpups

Durante o lançamento da Semana Nacional de Trânsito, Hugo Medeiros falou sobre como aplicar metodologias de inovação em gestão para criação de uma nova cultura, engajando os agentes públicos ligados ao tema pra discutir o problema e as soluções e mostrar o mapeamento de todas as bases de dados disponíveis sobre o tema.
Na ocasião, foram apresentadas os resultados da pesquisa, o mapeamento do problemas e as principais ideias de solução, incluindo a criação de uma aplicação de inteligência de dados, e dois mockup: “Construímos protótipos não funcionais, ou mockup, que são simulações de produtos reais, voltados para aprender e comunicar a solução, focando na resolução das causas ligadas à educação e fiscalização. O primeiro mockup é uma campanha de trânsito diferente, usando as recomendações da OMS para campanhas de trânsito e focando em redes sociais e influencers digitais. O outro mokcup é o app de um jogo de trânsito, que orienta e recompensa comportamentos positivos no trânsito”, explica Hugo. Segundo o Gestor Governamental, uma aplicação de inteligência de dados também foi criada para mapear o perfil do acidentado de moto e, com todos esses dados, conseguir apontar as principais zonas de acidentes nas rodovias e em Recife. “Realizamos uma estruturação do problema, identificando suas principais causas, e pensamos soluções para cada uma delas”, registra.
Ainda na palestra foram apresentados os resultados de uma ampla pesquisa, que envolveu levantamento bibliográfico de estudos na área (IPEA, CFM, OMS, etc.), além de entrevistas a especialistas, videoconferência com o laboratório de acidentes da Alemanha, análise de câmeras de trânsito e aplicação de questionários com acidentes.

#gestoresemacao
#gestorgovernamental
#sindgestor
#eppgg
#gestaopublica

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/