Notícias

 

Programa monitorado e avaliado por Gestora Governamental é destaque em congresso internacional

18 de Junho de 2019



O Programa de Atenção Integral aos usuários de Drogas e seus Familiares - Programa Atitude é destaque em gestão por produzir indicadores, índices e demonstrar a sua efetividade e resultados alcançados, durante o VII Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD), de 5 a 8 de junho, em Curitiba. A experiência exitosa de dois trabalhos pioneiros, realizados na Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas de Pernambuco (SEPOD) foi apresentada pela Gestora Governamental (GGOV) pernambucana Rebeca de Oliveira Benevides Santos, responsável por coordenar todo o processo de monitoramento e gestão da informação do programa na referida secretaria.

                A ABRAMD é a principal associação brasileira comprometida com a questão da política sobre drogas e esse congresso, que acontece a cada dois anos, é o principal evento a discutir a temática em todo território nacional, com representação internacional. “Foi extremamente importante apresentarmos as nossas experiências e o que temos alcançado, porque os resultados dos balanços do Programa Atitude são extremamente positivos e Pernambuco foi destaque diante de outros entes que executam esta política pública”, registra Rebeca Benevides. Para ela, é de fundamental importância ter um GGOV trabalhando o processo da gestão da informação e do monitoramento na política sobre drogas. “A atuação do Gestor Governamental em secretarias setoriais tem elevado sensivelmente o nível de profissionalismo na abordagem de diversos temas e processos. Na Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas, temos a oportunidade de monitorar de perto a execução das ações do programa, através da gestão da informação, levantando dados, índices e indicadores a fim de possibilitar estudos e avaliações acerca da efetividade da política e dos programas que ela vem desenvolvendo. E foi essa experiência que nos possibilitou uma apresentação destacada no evento”, avalia. Durante o processo, Rebeca faz a análise dos dados a serem encaminhados para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) a fim de que estes sejam apresentados mensalmente ao Comitê Gestor do Pacto Pela Vida (PPV), que passa também a monitorar ações relativas à prevenção e acolhimento do usuário de drogas, além do monitoramento trimestral dos serviços prestados pelo Programa Atitude. “Esse feedback dos dados para os profissionais e coordenadores dos serviços é realizado para que o planejamento das ações e as decisões sejam pautadas em evidências”, explica a gestora.

             A Gestora Governamental Rebeca Benevides apresentou dois trabalhos durante o evento: o primeiro, intitulado “Balanço Geral do Programa Atitude 2015 – 2018” e o segundo, “Os Efeitos do Programa Atitude em Pernambuco - o padrão de uso do crack: uma análise por árvore de decisão”, este último realizado em conjunto com o também Gestor Governamental Hugo Medeiros. Segundo ela, os participantes do congresso ficaram impressionados não só com o modelo de acolhimento e cuidado do programa, mas também com a gestão de seu processo. “Somos pioneiros no monitoramento e avaliação dos resultados de um Programa de Políticas sobre drogas no Brasil”, destaca Rebeca.

                Os trabalhos apresentados durante o encontro da ABRAMD são o resultado de um processo de quatro anos de trabalho da Gestora Governamental na Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas, com atuação desde 2015. “A partir da implantação da gestão por resultados na SEPOD PE, da qual participamos ativamente em conjunto com a SEPLAG, estamos trabalhando com diversos indicadores, monitorando o principal programa da política sobre drogas do estado, que é o Programa Atitude, um programa de atenção ao usuário de drogas e seus familiares”, explica Rebeca. Ela lembra que ao final de 2018 foi realizado um balanço da gestão no período de 2015 a 2018. “Levantamos os principais resultados e, a partir daí, produzimos um dos trabalhos que levamos para apresentar na ABRAMD. Diante disso, verificamos o quanto Pernambuco tem sido mais uma vez pioneiro na atuação, não só da política sobre drogas, mas também da gestão governamental, com a implantação do monitoramento e avaliação de indicadores de resultado de impacto e de processo no Programa Atitude. Foi lá no congresso que pudemos perceber mais claramente, na interação com pessoas de outros estados e países, que isso não está sendo feito em nenhum outro programa de políticas sobre drogas do Brasil”, conclui.

             Um dia antes do congresso, o Balanço de Gestão do Programa Atitude foi apresentado à secretaria Executiva de Política Sobre Drogas para todos os trabalhadores do programa, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado. “Foi a partir dos debates, durante a apresentação técnica, que foram realizadas as reflexões necessárias à orientação e definição das diretrizes a serem seguidas nos próximos anos”, lembra Rebeca.

              Rebeca Benevides é Gestora Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão, especialista em Saúde Coletiva e em Gestão Pública e responsável pelo monitoramento e gestão da informação da Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas de Pernambuco desde 2015, atualmente vinculada à Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas - SPVD.

 

VII Congresso Internacional Abramd:  Políticas de Drogas, Autonomia e Cuidados - O evento foca em debates transversais, interdisciplinares e plurais sobre temas relacionados aos usos de drogas e seus regimes de controle social, técnico e político. Os congressos da ABRAMD se tornaram reconhecidos pela pluralidade de abordagens temáticas e pelo protagonismo e diversidade de atores sociais participantes, ultrapassando as barreiras disciplinares, e aquelas que por vezes separam o mundo acadêmico das esferas política e de ação social.

 

 

 

#gestoresemacao

#gestorgovernamental

#sindgestor

#eppgg

#gestaopublica

Postado por: Maria do Carmo de Andrade Lima

ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!

Enviando Comentário Fechar :/